Início > Saúde > Dia da Mulher ganha programação especial na Saúde

Dia da Mulher ganha programação especial na Saúde

Publicado em:  08/03/2023

Espaço Rosa oferece atendimento diferenciado às pacientes

Uma programação especial dedicada às mulheres tomou conta do Espaço Rosa nesta quarta-feira (8). Palestra educativa, atendimento de serviços estéticos e distribuição de brindes aconteceram durante toda a manhã no local, que recebeu cerca de 100 mulheres. Ainda este mês, será realizado um mutirão para mamografia e ultrassonografia de mama, com procedimentos agendados pela Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.

O vice-prefeito Sérgio Gevú esteve no local prestigiando as mulheres e lembrando a importância da data.

“Sem vocês, mulheres, nós não seríamos nada. Vocês são a nossa força, nosso amparo. Em muitos lares, hoje, a mulher é quem leva o sustento, além de criar os filhos. Então, não só hoje, mas todos os dias precisamos lembrar do respeito que devemos ter”, disse.

Marcela Brasil, coordenadora do espaço, reforçou um pedido simples para que todos consigam realizar seus exames preventivos.

“Muitas vezes, a Regulação entra em contato e os dados estão desatualizados e a equipe não consegue falar com a paciente. Atualizem, principalmente o número de telefone, para que possamos marcar os exames”, disse.

No dia 25 de março, a unidade fará mutirão para adiantar a realização de 40 ultrassonografias de mama e 25 mamografias. Todas serão agendadas pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde.

O espaço recebeu palestra da psicóloga Jussara Lage, da Sala Lilás, que falou sobre violência doméstica e orientou as mulheres nos procedimentos corretos caso sofram qualquer tipo de agressão.

“É importante que todas as mulheres tenham a orientação correta e prossigam com a denúncia, porque a maioria desiste. Por isso, estou na Sala Lilás ensinando todos os direitos delas, mostrando o passo a passo de um atendimento humanizado para encorajá-las”, explicou.

Rosângela Maria Sá, de 54 anos, foi vítima de violência doméstica, teve 65% do corpo queimado depois que o marido não aceitou o pedido de divórcio. Ela esteve presente no evento, dividindo sua experiência com outras mulheres e orientando sobre o Movimento das Mulheres, do qual ela faz parte.

“Foi a visita das profissionais do Movimento das Mulheres que me fez sentir esperança novamente. Eu fiquei dois meses internada em estado grave e com as orientações e informações que elas me passaram, hoje eu estou aqui falando com vocês. Nós não estamos sozinhas”, disse.

Em todos os postos de saúde, os pacientes estão recebendo orientação sobre a importância do exame preventivo e métodos contraceptivos nas salas de espera durante esta semana.

Foto: Renan Otto