Início > Semimd > Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é celebrado com palestras virtuais

Publicado em:  20/07/2020

No dia 25 de julho é comemorado o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, através da Subsecretaria de Políticas públicas para Mulheres, vai realizar, nesta sexta-feira (24), a 81ª Reunião da Rede Mulher com palestras virtuais que serão transmitidas, a partir das 17h, através da página da Subsecretaria no Facebook (subsecretariademulheressg).

Esta é a segunda vez que São Gonçalo celebra o dia de forma especial. Em 31 de outubro de 2018 a data foi introduzida, através da Lei Municipal nº 890, e publicada em 05 de novembro de 2018, no calendário cultural da cidade.

“É preciso estabelecer e reconhecer políticas públicas em prol das mulheres negras. Não podemos ter nenhum tipo de discriminação, preconceito e desmerecimento. Somos todas iguais em todos os sentidos e com todos os direitos. Precisamos ter essa discussão a nível federal, com uma certa sistematização para fortalecer o movimento das mulheres negras”, afirma Marta Maria Figueiredo, secretária da pasta.

Com o tema “Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha: Histórias, caminhos e fazeres”, a programação vai contar com palestras que serão ministradas por Shirlei Victorino – doutora em Letras e Literatura, professora do Seeduc/RJ e do Crefcon/SEMED/RJ; e pela professora e coordenadora do Fórum de Mulheres Negras de São Gonçalo, Avanir Carvalho. A subsecretária de Políticas públicas para Mulheres, Mery Souza, será a mediadora do evento.

“A mulher já sofre violência no cotidiano e a mulher negra sofre duas vezes mais, por ser mulher e negra, por isso, para o mês de julho, não poderíamos escolher outro tema que não fosse relembrar a importância desta data. Esta comemoração busca viabilizar o fortalecimento das muitas lutas das mulheres negras, seja contra o racismo, o sexismo, a discriminação de classe e o preconceito. As mulheres negras sofrem de forma mais severa os impactos da cultura machista e econômica. Não podemos continuar e nem aceitar mais esse olhar preconceituoso. Vale ressaltar a Lei 890/2018 como uma das conquistas da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha em nosso município”, explica Mery.

SERVIÇO

81ª Rede Mulher – Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha: Histórias, caminhos e fazeres

Dia: 24/07

Horário: 17h