Início > Educação > Dia de arte com o Click Sustentável na Escola Municipal Evadyr Molina

Dia de arte com o Click Sustentável na Escola Municipal Evadyr Molina

Publicado em:  26/10/2018

Estudantes da Escola Municipal Evadyr Molina, em Venda da Cruz, participaram nesta quinta-feira (25) de mais uma edição do Projeto Click Sustentável. O tema do dia foi “Olhar para o cuidado e arte” e reuniu alunos de diversas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental pela manhã e à tarde. Segundo a coordenadora do Click Sustentável, professora Ana Sobral, a escola é referência na área ambiental, com projetos específicos.

“A equipe pedagógica da escola é comprometida e coesa em torno da oferta de educação de qualidade, colocando o aluno como protagonista de sua história, empoderado do seu conhecimento. Na Expo Eco, realizada recentemente no Partage, os estudantes deram um show apresentando trabalho sobre reaproveitamento de resíduos. É sempre um prazer trabalhar com eles”, afirmou a coordenadora.

O Click Sustentável é um projeto da Secretaria Municipal de Educação, que tem o objetivo de dar visibilidade aos talentos anunciados nas escolas, com experimentações a partir das linguagens visuais como fotografia, confecção de papel reciclado e criação de tintas orgânicas, abrangendo alunos da Educação Infantil até a EJA. Todos os desenhos são feitos por crianças orientadas pelos projetos oficina de tinta orgânica e oficina de papel reciclado, onde elas aprendem desde o preparo das tintas até a confecção do papel reciclado que servirá de tela para seus desenhos.

“O trabalho começa com a oficina de sensibilização e reflexão sobre a temática do olhar para o cuidado com arte, click fotográfico de cada aluno sobre o tema, imagens e palavras. A segunda oficina é a confecção de papel reciclado, que servirá de suporte para as pinturas, e a oficina de tintas orgânicas, a partir do barro com pigmentos naturais coloridos para a produção das obras de arte dos alunos e professores”, explica Ana Sobral.

O secretário municipal de Educação, professor José Augusto Nunes, ressaltou a importância do trabalho:

“Conscientizar as crianças sobre a preservação do meio ambiente, ensinando a reciclar e a respeitar a natureza é um trabalho especial que desperta também sentimentos de amor e zelo pelo nosso planeta. Seria bom se em todo o nosso país, pudéssemos trabalhar com a reciclagem, com a visão de proteção e saber que o ambiente é nosso!”, afirmou o secretário.

Autor: Selma Nogueira