Início > Defesa Civil > Dia de aulas práticas para voluntários da Defesa Civil

Dia de aulas práticas para voluntários da Defesa Civil

Publicado em:  30/01/2024

Equipe em fase final de formação teve dia cheio de atividades

A Defesa Civil de São Gonçalo realizou, nesta segunda-feira (29), o último dia de aulas para os voluntários que irão atuar nas comunidades do município em situações de desastres naturais, como chuvas intensas e risco de deslizamentos.

O dia movimentado dos voluntários teve início com uma visita ao 20°Grupamento do Corpo de Bombeiros, no bairro São Miguel, onde os voluntários puderam aprender sobre o trabalho de resgate e socorro realizado pelos bombeiros.

A segunda etapa do dia foi realizada no Partage Shopping, onde os voluntários tiveram o último dia de aula da formação de voluntários. Logo após a aula, eles puderam conhecer a base da Defesa Civil em São Gonçalo e foram ao bairro Tenente Jardim, onde puderam ver de perto e aprender mais sobre o funcionamento das sirenes de alerta na cidade.

Para finalizar o dia, os 20 voluntários foram até a APA Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, para participar de uma ação simulada, onde os voluntários tiveram aula prática sobre como atuar em casos de emergência, identificando na prática o trabalho integrado que irão realizar junto à Defesa Civil, Assistência Social e Secretária de Educação, no caso de abertura de pontos de apoio na cidade em um eventual desastre.

“Hoje eles estão fechando um ciclo de experiências como voluntários da Defesa Civil. Essa tarefa é realizada para que eles entendam dentro de uma matriz de responsabilidade, o que cada um tem que fazer no caso de um desastre. O objetivo é fazer com que o voluntário da Defesa Civil seja capaz de identificar diferentes cenários de desastre e saiba atuar ajudando na coordenação ou na parte operacional, se for o caso”, disse o subsecretário de Defesa Civil, major Felipe Assunção.

O grupo foi dividido em equipes com tarefas específicas designadas a cada um dos voluntários. Logística, orientação da população, fechamento de vias e resgate de feridos foram abordados nesta última e importante etapa de formação.

Foto: Fabio Guimarães