Início > Saúde > Dia de Combate à Tuberculose é celebrado em São Gonçalo

Dia de Combate à Tuberculose é celebrado em São Gonçalo

Publicado em:  21/03/2017

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é comemorado na próxima sexta-feira (24/03). Para celebrar a data, a Secretaria de Saúde irá realizar diversas atividades, incluindo palestras sobre como evitar e tratar a doença. O objetivo da mobilização é envolver toda a sociedade na luta contra a enfermidade, que é, junto com o HIV, uma das principais causas de morte entre as doenças infecciosas no mundo.

Nesta quarta-feira (22), às 14h, pacientes do ambulatório de tuberculose do Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara, participarão de palestras e orientações sobre a doença. Na sexta-feira (24), a Clínica Municipal Gonçalense do bairro Mutondo também realizará as ações.

“A transmissão da tuberculose acontece através da tosse, espirro ou fala de uma pessoa com tuberculose pulmonar. As gotículas eliminadas contêm o bacilo e podem infectar as pessoas que têm contato íntimo e prolongado. A ocorrência ou não da infecção dependerá também do estado imunológico de cada um”, explica a coordenadora do programa municipal de tuberculose, Ana Paula Barbosa.

No dia 28 acontece o I Encontro Municipal em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, às 8h, no auditório da Universidade Estácio de Sá, em Alcântara.

Destinado aos profissionais da saúde, a atividade discutirá sobre a tuberculose no Estado do Rio de Janeiro e em São Gonçalo, além da importância do diagnóstico da doença, tratamento diretamente observado (TDO) e da experiência do teste gene xpert no município do Rio de Janeiro.

A doença

Em 2015, foram notificados 628 casos de tuberculose em São Gonçalo. Destes, 493 são casos novos, sendo 88% da forma pulmonar. Em 2016 houve queda, quando foram notificados 560 casos da doença.

Ao contrário do que muitos pensam, a tuberculose tem cura. Mas para que haja um controle efetivo da doença é indispensável que se detecte a tuberculose ativa e se institua o tratamento correto. O tratamento da tuberculose é prolongado, durando no mínimo seis meses, e na maioria dos casos não é necessária a hospitalização.

O uso inadequado dos medicamentos, como o uso irregular, doses inadequadas e o abandono ao tratamento são causas importantes do retorno da tuberculose e podem levar ao surgimento de resistência da doença aos medicamentos existentes e a complicações que podem levar à morte. A investigação da tuberculose e o seu tratamento são realizados de forma gratuita, nas unidades de saúde do município.

Dois Pólos Sanitários do município estão disponíveis para que a população realize avaliação e atendimento de tuberculose. São eles o Pólo Sanitário Washington Luíz, localizado na Praça Estephânia de Carvalho, s/n, Zé Garoto e o Pólo Sanitário Hélio Cruz, localizado na Rua da Concórdia, s/n, Alcântara.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa