Início > Assistência Social > Dia de homenagens às mulheres no Teatro Municipal de São Gonçalo

Dia de homenagens às mulheres no Teatro Municipal de São Gonçalo

Publicado em:  09/03/2023

Orquestra dá show em evento realizado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

A Prefeitura de São Gonçalo não poderia deixar o Dia Internacional da Mulher passar sem uma homenagem à altura desta data especial e tão importante na luta por direitos e igualdade. Nesta quarta-feira (8), o Teatro Municipal de São Gonçalo teve uma tarde de emoções e muita música para comemorar a data, em um evento realizado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, da Assistência Social, com apresentação da Orquestra Municipal de São Gonçalo.

A plateia teve presenças pra lá de especiais, como a primeira-dama Marinete Ruas, o vice-prefeito Sérgio Gevú, o deputado estadual Douglas Ruas, acompanhado da esposa, Mariana Barbosa, Andréa Côrtes, esposa do deputado federal Altineu Côrtes, além de idosos usuários do Centro Dia do Idoso, no Jardim Catarina, mulheres atendidas e acompanhadas pelo Centro Especializado de Orientação à Mulher Zuzu Angel (Ceom), mulheres que integram grupos de convivências nos CRAS do município e mulheres acompanhadas pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.

“É com muito orgulho que estamos aqui hoje, nesse dia. Quando falo de Dia Internacional da Mulher, eu penso nas nossas conquistas sociais e políticas. É um dia para falar de homenagem à mulheres que fazem diferença em suas comunidades, que fazem diferença na cidade de São Gonçalo. Temos um Capitão à frente da Prefeitura, um capitão que carrega no peito o lema igualdade, dignidade e respeito, para todas as mulheres”, disse a subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Cristina da Silva, que destacou a forte presença feminina no Executivo.

A Orquestra Municipal de São Gonçalo executou um repertório especial para a data. Muitas mulheres presentes ainda não conheciam o Teatro Municipal e a Orquestra deixou a data inesquecível para todas, com canções como ‘Maria, Maria’, ‘Trocando em miúdos’, ‘O mundo é um moinho’, ‘As Rosas Não Falam’, ‘Mulher (sexo frágil)’ e ‘Azul da Cor do Mar’.

Em uma pausa na apresentação musical, a emoção ganhou o teatro, com homenagens à mulheres que venceram a violência doméstica, agressões e violência patrimonial, com suporte da rede de auxílio prestada pelo município no atendimento e acompanhamento desses casos. Todas as mulheres homenageadas foram presenteadas com artesanatos desenvolvidos por gonçalenses e certificados, entregues pelo vice-prefeito Sérgio Gevú e o deputado estadual Douglas Ruas.

Bem à vontade e emocionada, a primeira-dama Marinete Ruas agradeceu a todas as mulheres presentes no Teatro Municipal, quando foi receber sua homenagem.

“Agradeço a todo o carinho que recebi aqui hoje. Todas as vezes que estou em algum evento, sou recebida desta forma, então eu fico muito emocionada. Agradeço ao carinho pelos meus filhos e pelo meu marido. E dizer que também posso ser ‘Nete’ para vocês, se vocês quiserem”, disse emocionada.

Também foram homenageadas Gilcilene da Silva, a Gil, técnica de enfermagem e moradora da Lodial que prestou serviços voluntários às vítimas das fortes chuvas que atingiram a cidade em fevereiro; Marcela Almeida Viana, que foi atendida pelo Ceom em caso de violência patrimonial; a confeiteira Edileuza Miranda Baratela, que superou uma isquemia e tornou-se referência no ramo e no empreendedorismo; Maria Rita Rodrigues, pela sua luta contra a violência doméstica e a primeira-dama, Marinete Ruas, por sua representatividade como mulher no município e dedicação à família.

Foto: Luiz Carvalho e Fabio Guimarães