Início > Assistência Social > Dia especial para mães de crianças com deficiência

Dia especial para mães de crianças com deficiência

Compartilhe isso:


Publicado em:  24/05/2023

Prefeitura de São Gonçalo oferece serviços gratuitos de saúde e beleza  

Mães de crianças com deficiência (PCD) tiveram um dia especial, nesta quarta-feira (24), no Espaço Saúde Não Pode Esperar, no Shopping São Gonçalo, no Boa Vista. Uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Defesa Civil (Semsa) e de Assistência Social de São Gonçalo disponibilizou serviços e orientações de várias áreas da saúde, de beleza, além de realização de preventivo na Fundação de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (Funasg) e marcação de exames. 

Sessenta mães já atendidas em programas da Secretaria Municipal de Assistência Social e no Espaço Azul puderam aproveitar a manhã conferindo a saúde com testes rápidos das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs): sífilis, HIV e Hepatite B e glicose, aplicação de vacinas e orientações dos programas de saúde que são oferecidos em todas as unidades básicas da cidade. Algumas realizaram o preventivo no consultório da Funasg e puderam marcar outros exames.

Também foram oferecidos acupuntura, auriculoterapia, quiropraxia, massagem relaxante, tranças e serviços de manicure e pedicure com o grupo “Abraço do Tigre”. Enquanto as mães atípicas eram atendidas, as crianças ficaram em recreação com o grupo “Criança Feliz” em um espaço reservado. 

“Realizamos uma manhã de cuidados para as mães que não têm muito tempo para elas por conta dos cuidados que têm que ter com os filhos e seus tratamentos. Por isso, preparamos as atividades para as crianças também. Enquanto as mães se cuidavam, eles brincavam com supervisão”, disse a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), Aline Serra.   

O subsecretário da Pessoa com Deficiência, Evangelista Ubirajara, acompanhou os atendimentos de perto. “É muito bom proporcionar um dia diferente com cuidados de saúde e de beleza para essas mães. Elas também precisam de cuidados, já que cuidam em tempo integral dos seus filhos e, muitas vezes, deixam as suas necessidades de lado. Espero que todas saiam daqui satisfeitas”, disse Evangelista. 

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content