Início > Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas > Dia Internacional de Combate às Drogas é comemorado no município

Dia Internacional de Combate às Drogas é comemorado no município

Publicado em:  26/06/2019

No dia 26 de Junho é comemorado o Dia Internacional do Combate às Drogas. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas realizou, nesta quarta-feira (26), um evento de conscientização na Praça Doutor Luiz Palmier (Praça da Marisa), no Rodo. A ação teve o intuito de transmitir à população as consequências do uso das dependências químicas e como a rede municipal pode ajudar nesse sentido.

“Estamos hoje aqui orientando o público sobre os malefícios do álcool, cigarro e outras drogas. Informando o que a secretaria disponibiliza à população, realizando o cadastro e encaminhando as pessoas para os CAPS AD. Além de fazer o contato com as comunidades terapêuticas para acompanhar o processo de cada pessoa. Queremos mostrar que fazemos esse auxílio e acompanhamento de quem precisa e quer parar de ser um dependente químico. Nosso objetivo é conscientizar as pessoas e discutir sobre a prevenção. Agora estamos com uma parceria com a Secretaria de Estado de Prevenção à Dependência Química e a Fundação Fiocruz, a expectativa é que muitos eventos sobre essa temática serão realizados ainda durante ano”, explica Fabio José da Silva, secretário municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas.

O evento contou com a participação de diversas secretarias. A Secretaria de Saúde, através do Consultório na Rua, disponibilizou a aferição de pressão e glicose para as pessoas que compareceram ao local. A Secretaria de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência deu orientações sobre o CadÚnico, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e os serviços disponibilizados pela secretaria. A Subsecretaria de Políticas Públicas para a Mulheres prestou informações dos serviços disponibilizados e a distribuição de folhetos informativos, com questões psicológicas e a Lei Maria da Penha. Uma equipe do Centro de Referência Especializado no atendimento à população em situação de rua (Centro POP), também participou, com psicólogo fazendo abordagem aos moradores de rua e prestando atendimento aos que desejarem, como encaminhamento para documentação e para médicos. A Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) ofereceu um acompanhamento nutricional, fazendo pesagem dos interessados e uma educadora física orientando sobre os benefícios de exercícios físicos.

A moradora do Boaçu de 53 anos, Jocelia dos Santos, participou do evento. A acompanhante de idosos disse que estava passando na hora da ação e achou o tema bem interessante. “Estava passando aqui pela praça e vi esse evento. O mais interessante foram as informações sobre álcool e drogas. Bom que poderei informar aos conhecidos que necessitam. Também, aproveitei para verificar minha pressão e glicose e graças a Deus está tudo bem. Sempre que há essa oportunidade eu estou buscando”, informa.

Também fizeram parte do evento o Projeto Grupo de Amigos, que é responsável por auxiliar e apoiar os dependentes químicos, e o Projeto Trindalata, uma organização social que visa garantir os direitos da Criança e do Adolescente na cidade. Ambos apresentando seu trabalho de inclusão social e dando informativos à população. O Trindalata fechou o evento com uma apresentação com crianças tocando ritmos com galões e latas, animando o público.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Lucas Alvarenga