Início > Saúde > Dia Mundial da Saúde é celebrado com ações em São Gonçalo

Dia Mundial da Saúde é celebrado com ações em São Gonçalo

Publicado em:  06/04/2017

A Prefeitura de São Gonçalo realiza, através da secretaria de Saúde, evento em comemoração pelo Dia Mundial da Saúde, nesta sexta-feira (7), de 9h às 16h, na Praça Luiz Palmier, no Rodo. Com diversas ações de promoção e prevenção à saúde, a população contará com o pacote de serviços oferecidos pela Atenção Básica nas unidades de saúde municipais.

Serão realizadas atividades como aula de zumba, oficina de geração de renda, orientações com assistentes sociais, aferição de pressão arterial, cálculo da massa corporal(IMC), teste de glicemia capilar, confecção do cartão SUS, avaliação e orientação nutricional, auriculoterapia, controle do tabagismo, correção postural com fisioterapeutas, orientação com fonoaudiólogos, além da presença do ônibus educativo de combate ao Aedes aegypti, com exposição das fases do mosquito e formas de transmissão das doenças causadas por ela.

“É essencial que a população tenha acesso aos serviços e conheça os trabalhos realizados durante todo ano. O evento será um espaço para realizar diversos procedimentos, mas também para passar orientações e tirar dúvidas com relações aos serviços fornecidos na rede”, explica a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.

As crianças também terão uma programação especial com o Espaço Kids, que trará fantoches, modelagem em balões, pintura facial e oficina em EVA.

Paralelamente ao evento, o Dia Estadual da Testagem Anônima para HIV também será celebrado no local. A ação social terá aplicação de testes de HIV e Sífilis no caminhão laboratório-itinerante. O objetivo é incentivar a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e divulgar os Centros de Testagem Anônima disponíveis no município. A expectativa é de que sejam realizados 500 testes durante todo o dia.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa