Início > Saúde > Dia Mundial da Saúde é celebrado em SG

Dia Mundial da Saúde é celebrado em SG

Publicado em:  07/04/2017

As práticas de integralidade e acolhimento nortearam a ação em comemoração pelo Dia Mundial da Saúde, realizado nesta sexta-feira(7), na Praça Luiz Palmier, Rodo. Com diversos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa tem como objetivo incentivar a promoção ao bem estar e prevenção às doenças.

“É de extrema importância que a população cuide de sua saúde. Valorizo a saúde da população e por isso faço questão de estar aqui hoje e visitar as unidades de saúde para acompanhar os atendimentos oferecidos aos cidadãos”, explica o prefeito, José Luiz Nanci.

O evento contou com aula de dança, aferição da pressão arterial, oficina de geração de renda, oficina de EVA, orientações com assistentes sociais, aferição de pressão arterial, cálculo do índice de massa corporal(IMC), teste de glicemia capilar, avaliação e orientação nutricional, auriculoterapia, controle do tabagismo, correção postural com fisioterapeutas e orientação com fonoaudiólogos.

“Disponibilizamos aqui parte dos serviços oferecidos em toda rede. Saúde não é apenas a ausência de doenças e, sim, um completo bem estar, em que cada um tem uma parcela na construção de uma saúde melhor”, explica o secretário da pasta, Dimas Gadelha.

Moradora do Porto do Rosa, a vendedora Elisabeth Cristina Silva, 46 anos, ia ao banco quando se deparou com a ação. “Aproveitei e aferi minha pressão, fiz teste de HIV, artesanato em EVA, teste de glicose. É muito importante que tenhamos esses serviços disponibilizados aqui e principalmente nos psotos de saúde”, elogiou.

Pacientes da saúde mental do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e da Clínica Nossa Senhora das Vitórias também foram ao evento, onde, entre diversos serviços, fizeram auriculoterapia e se divertiram com um grupo musical formado pelos pacientes.

O Dia Estadual da Testagem Anônima para HIV também foi lembrado com a ação social. Ao todo, 200 pessoas realizaram testes de HIV e Sífilis no caminhão laboratório-itinerante. O objetivo é incentivar a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e divulgar os Centros de Testagem Anônima disponíveis no município.

Participaram do evento os programas que compõem a saúde do município, como a Estratégia de Saúde da Família(ESF), Área Técnica de Alimentação e Nutrição(Atan), Ouvidoria da Saúde, Núcleo de Apoio a Saúde da Família(Nasf), Subsecretaria de Odontologia, Subsecretaria de Alcool e Drogas, Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi), coordenação de IST/Aids e Controle Regulador, Coordenação do Idoso, Coordenação de Tuberculose, Superintendência de Saúde Coletiva e Coordenação de Tabagismo.

Foto: Girley Oliveira
Fonte: Semsa