Início > Saúde > Dia Mundial da Saúde é comemorado com palestras no Hélio Cruz

Dia Mundial da Saúde é comemorado com palestras no Hélio Cruz

Compartilhe isso:


Publicado em:  10/04/2019

Com o objetivo de conscientizar sobre a qualidade de vida, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Atenção Básica, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizou na manhã desta quarta-feira (10) uma ação com pacientes no Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara. O evento foi uma das iniciativas da secretaria para comemorar o Dia Mundial da Saúde, ocorrido no último domingo.

A ideia do encontro, que teve mais de 50 pessoas, foi uma roda de conversa para transmitir à população maior conhecimento de como ter uma vida melhor, ou seja, dicas de como enfrentar o estresse do cotidiano e ter uma vida mais saudável. Com isso, foram ofertadas três palestras, cada uma com o responsável pelo tema para discutir o assunto e fazer uma espécie de troca com os participantes, uma vez que eles debatiam o assunto.

O primeiro tema foi ministrado pela assistente social, abordando “Os Direitos do Cidadão do SUS”, o qual foi explicado e demonstrado aos pacientes o que eles podem reivindicar ao ser atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo, e entre outros assuntos. Após, houve outra palestra sobre “Qualidade de Vida: Alternativas simples de levar a vida de maneira saudável”, com um enfermeiro ilustrando maneiras que possam melhorar o bem-estar do cidadão no cotidiano que é tão corrido. Por último, foi exposto pela psicóloga convidada da unidade o tema: “O Estresse e suas Consequências na Qualidade de Vida”, explicando as consequências desse problema e como impedir de que ele atrapalhe sua saúde.

“Nosso objetivo foi de conscientizar e acolher a população e os pacientes da unidade de modo que melhore a saúde em todos os aspectos em nosso município. Fizemos uma ação para explicar dicas e/ou técnicas de trazer um bem-estar e aumentar a autoestima das pessoas que muitas vezes se encontram estressadas no dia a dia. Fez-se uma forma de apresentar as experiências uns com os outros. Além de disponibilizar aos gonçalenses os trabalhos realizados, orientações e tirar dúvidas com relação aos serviços fornecidos na rede”, esclarece Ana Paula Silva, coordenadora da unidade.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

Skip to content