Início > Desenvolvimento Social > Dia Municipal da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha terá programação especial

Publicado em:  19/07/2019

O prefeito José Luiz Nanci e a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Marta Maria Figueiredo, estiveram reunidos, nesta quinta-feira (18), com as integrantes do Fórum de Mulheres Negras de São Gonçalo. O encontro teve como finalidade articular sobre as comemorações do Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, celebrado no dia 25 de julho.

Neste ano as comemorações em homenagem à data serão especiais, já que será celebrado também a introdução, através da Lei Municipal nº 890 de 31 de outubro de 2018, publicada em 05/11/218, do Dia Municipal da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, no calendário cultural da cidade.

“É um momento de grande importância porque destacamos muito mais que uma data. O que estamos colocando em evidência hoje é a afirmação da luta das mulheres e a garantia dos seus direitos”, afirmou o prefeito.

Em celebração à data, o Fórum de Mulheres Negras realizará, no próximo dia 25 (quinta-feira), a 3ª edição do Projeto Dando Voz e Vez às Mulheres Negras de São Gonçalo. O evento será realizado no Sesc São Gonçalo, a partir das 9hs, com café da manhã para os participantes. A entrada será 1 kg de alimento não perecível.

A programação da atividade contará com 3 palestras com os seguintes temas: “A invisibilidade da Mulher Negra”, que será ministrada pela jornalista Camila Pontes; “A Saúde da Mulher Negra”, com a enfermeira e pesquisadora Regina de Oliveira; e “A Reforma da Previdência na Vida das Mulheres Negras”, com Hildete Pereira, professora da UFF.

“Nosso objetivo é despertar nas mulheres negras de São Gonçalo o reconhecimento e sua condição de sujeito alvo de políticas públicas que devem ser implementadas pelos três poderes governamentais, de forma a entender as suas necessidades básicas para que possa desfrutar da vida isenta do racismo, do machismo e do abandono, fazendo valer seu direito a um bem viver com saúde, educação, cultura, segurança, lazer e etc”, explicou Avanir Pontes, coordenadora do Fórum.

A secretária de Desenvolvimento Social, Marta Maria Figueiredo, acredita no potencial dessas iniciativas para ampliar o diálogo sobre o tema no município.

“É de grande importância estarmos em parceria junto aos diversos movimentos sociais, e a população de um modo geral. Essas ações convergem para a autonomia, bem-estar e empoderamento da mulher negra gonçalense”, disse Marta.

Para a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Andréa Machado, é de extrema importância discutir ações de prevenção contra a violência, principalmente onde os indicadores de mulheres negras vítimas de violência doméstica são altos.

“Esta comemoração busca viabilizar o fortalecimento das muitas lutas das mulheres negras, seja contra o racismo, o sexismo, a discriminação de classe e o preconceito. As mulheres negras sofrem de forma mais severa os impactos da cultura machista e da ordem global econômica. Não podemos mais continuar com esse olhar preconceituoso”, afirmou Andréa.

Autor: Luciana Pimentel
Foto: Lucas Alvarenga