Início > Saúde > Diabéticos em foco na Operação Saúde

Diabéticos em foco na Operação Saúde

Publicado em:  02/12/2023

Parceria garante centenas de atendimentos na quadra do Porto da Pedra

A Operação Saúde, realizada na manhã deste sábado pela Prefeitura de São Gonçalo (2), em parceria com a clínica H. Olhos São Gonçalo, na quadra da escola de samba Unidos do Porto da Pedra, teve atenção especial aos pacientes diabéticos, em alusão ao Dia Mundial de Combate a Diabetes, lembrado no último 14 de novembro.

Desde as primeiras horas do dia, a população já aguardava a distribuição de senhas em frente à quadra da escola, para garantir os atendimentos prestados gratuitamente através de uma ação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo e exames de fundo de olho realizadoa pelos profissionais da H. Olhos São Gonçalo.

“O nosso foco hoje é o atendimento às pessoas com diabetes. Em todos os exames que forem realizados hoje e que tenham resultado positivo, o paciente já sai com encaminhamento médico”, destacou Aline Serra, coordenadora do Neps.

Quem compareceu à Operação Saúde teve acesso gratuito a testes de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs): sífilis, HIV e hepatites virais B e C; aferição de pressão arterial; vacinação contra coronavírus, gripe, tríplice viral e meningocócica C; e teste rápido de PSA (exame de sangue feito através de um furo no dedo que pode detectar alteração na próstata).

Foram realizados testes de fundo de olho nos pacientes diabéticos, para detectar alterações nos olhos causadas pelo diabetes e que podem até mesmo causar cegueira.

Quem foi ao local também aproveitou para ter cuidados pessoais e embelezamento com o Instituto Abraço do Tigre, que oferece serviços de barbeiro, trança afro e manicure.

Foto: Fábio Guimarães