Início > Meio Ambiente > Diversão e celebração de Natal na APA Estâncias de Pendotiba

Diversão e celebração de Natal na APA Estâncias de Pendotiba

Publicado em:  12/12/2021

Manhã de sábado especial teve distribuição de presentes e muitas brincadeiras para as crianças

A Área de Proteção Ambiental Estâncias de Pendotiba, no bairro Maria Paula, em São Gonçalo, teve uma manhã de sábado (11) especial em celebração ao Natal, com eventos para toda a família.

O dia começou com a realização de uma missa ao ar livre, celebrada pelo Padre Josiel Azevedo, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Em sua mensagem o padre ressaltou a importância de cuidarmos do nosso próximo, em ajuda mútua, gerando crescimento individual de cada um.

A missa foi acompanhada pelo vice-prefeito Sérgio Gevú, representando o prefeito Capitão Nelson, o secretário chefe de Gabinete, Eugênio Abreu, o secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso, o secretário de Educação, Maurício Nascimento, o subsecretário de Meio Ambiente Gláucio Brandão e o subsecretário de Comunicação, Alexandre Coutinho .

Logo após a celebração da missa, 350 crianças de comunidades vizinhas, do Engenho Pequeno e também frequentadoras da paróquia Nossa Senhora Aparecida ganharam presentes de Natal. A iniciativa da distribuição dos presentes foi realizada através de uma união de esforços entre os amigos da paróquia, com objetivo de levar alegria nessa época do ano a crianças carentes.

O Secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso, ressaltou a importância da união de esforços para o desenvolvimento das questões ligadas ao meio ambiente na cidade.

“Cada vez mais estaremos caminhando juntos para fortalecer o meio ambiente, que por muito tempo esteve degradado, em parceria com as pessoas que estão realmente voltadas para essa causa”, destacou.

Além dos presentes, as crianças que foram até a APA de Maria Paula tiveram um dia inteiro reservado para a diversão, com brinquedos como pula-pula, piscina e piscina de bolinhas. E, para repor as energias gastas durante a brincadeira, as crianças também ganharam lanche.

“É importante trazermos as crianças para cá, para que elas conheçam, brinquem e convivam com a natureza de forma harmoniosa, para que elas aprendam o verdadeiro valor da vida, que é respeitar os seres vivos que habitam essa área. Além das brincadeiras, presentes e recreação, o maior presente que podemos dar a essas crianças é esse espaço de convivência integrado às comunidades do entorno valorizando esse local” , disse o subsecretário de Meio Ambiente, Gláucio Brandão.

O subsecretário destacou, ainda, que em breve, em uma ação integrada entre a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Educação, será desenvolvido um projeto de educação ambiental para as comunidades do entorno da APA e também para outras comunidades de São Gonçalo.

Logo após a distribuição dos presentes às crianças, a Orquestra Municipal de São Gonçalo apresentou seu repertório com sucessos nacionais e internacionais, encantando aos visitantes, com música de qualidade para todos os gostos.

Feira dos artesãos

A cada segundo sábado de cada mês, a APA Estâncias de Pendotiba abre suas portas para receber o trabalho de artesãos. De forma dedicada, cada um dos profissionais expõe com orgulho o seu trabalho.

A ilustradora Ana Hidalgo, que participa da feira desde a sua primeira edição, já teve seu trabalho publicado inclusive em livros infantis. Ela fez uma ilustração retratando a APA Estâncias de Pendotiba, com a feira e crianças brincando no local. Ana desenha à mão as suas ilustrações, que posteriormente são digitalizadas e impressas. A artista falou sobre o crescimento da feira.

“O público está aumentando aos poucos. No começo o público era muito reduzido e hoje contamos também com uma estrutura melhor, com um evento que oferece música, alimentação. As expectativas são muito boas, porque vejo cada vez mais engajamento do público, que cria uma expectativa, sabendo que a cada segundo sábado do mês pode vir à feira”, disse Ana.

A artesã Claudia Faustino trabalha há 20 anos com artesanato e participou pela terceira vez da feira. Ela produz decorações feitas a partir de materiais reciclados como caixas e garrafas de vidro e falou da necessidade da valorização do trabalho do artesão e da feira se tornar conhecida para a população em geral.

“O artesanato em si é muito bonito, mas é muito trabalhoso e muitas pessoas não valorizam o artesão. Acredito que, com a divulgação da feira, o movimento realmente cresça. Hoje pela manhã uma visitante que mora aqui na região disse que não conhecia a feira. Não é um crescimento a curto prazo, mas acredito que aos poucos o movimento aumente, disse.

Foto: Lucas Alvarenga