Início > Educação > E. M. Carlos Drummond de Andrade realiza encontro de formação para seus professores

Publicado em:  14/06/2019

A Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, localizada no bairro Porto do Rosa, realizou nesta quinta-feira (13) um encontro de Formação Continuada, com foco na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com a participação dos professores Silvério Augusto e André Martins, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Os temas abordados foram: Saberesfazeres dos Cotidianos; Projetos Instituintes a partir do Coletivo; Ciclos de Aprendizagem; Avaliações Externas, Controle e Produtividade.

Durante o evento foi abordado a importância de nortear o que é ensinado nas escolas do Brasil inteiro, englobando todas as fases da educação básica, desde a educação infantil até o final do ensino médio, mostrando se tratar de uma espécie de referência dos objetivos de aprendizagem de cada uma das etapas da formação. Longe de ser um currículo, a BNCC é uma ferramenta que busca orientar a elaboração de um currículo específico de cada escola, considerando suas particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada instituição.

Isso significa que a Base estabelece os objetivos de aprendizagem que se quer alcançar, por meio da definição de competências e habilidades essenciais, enquanto o currículo irá determinar como esses objetivos serão alcançados, traçando as estratégias pedagógicas mais adequadas.

Marcelo Azeredo, secretário municipal de Educação de São Gonçalo, parabeniza a direção da escola pelo encontro. “A formação dos nossos professores é muito importante, na minha gestão tenho fortalecido cada vez mais esses encontros de capacitação, visando melhorar a qualidade do ensino no nosso município”, declarou.

“É de grande destaque a formação e informação para o corpo docente da escola, iremos realizar outros encontros, buscando cada vez mais preparar e valorizar os nossos professores, para o bem dos alunos”, declarou Ana Cristina Cosmos, diretora da E. M. Carlos Drummond de Andrade.

A Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil e o ensino fundamental foi aprovada e homologada em dezembro de 2017. Por sua vez, o documento para o ensino médio foi aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CEE) no dia 4 de dezembro de 2018 e homologado na semana seguinte, no dia 14 de dezembro, pelo Ministério da Educação.