Início > Uncategorized > Ecoponto do Barro Vermelho completa nove meses

Ecoponto do Barro Vermelho completa nove meses

Publicado em:  02/04/2024

Este foi o primeiro local público de reciclagem criado no município

O Ecoponto do Barro Vermelho, o primeiro inaugurado em São Gonçalo, completou nove meses de funcionamento em março deste ano. É no local que, desde junho de 2023, a Prefeitura busca incentivar a reciclagem e a coleta seletiva do lixo. Já foram entregues mais de 100 toneladas de resíduos desde sua abertura. O ecoponto já resultou, também, em premiação para a Prefeitura. que foi a grande vencedora da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente.

Desde o início de seu funcionamento, o Ecoponto do Barro Vermelho já reciclou mais de 21.160 quilos de papel, 21.471 quilos de metal, 13.369 quilos de plástico, 46.163 quilos de vidro, 1.281 litros de óleo, dentre outros.

É no Ecoponto que as pessoas podem levar seus resíduos e materiais recicláveis para trocá-los por dinheiro digital, que é creditado em um cartão para ser utilizado em estabelecimentos comerciais de São Gonçalo. O depósito do dinheiro é imediato, ou seja, ao pesar seus resíduos e fazer os procedimentos necessários no próprio Ecoponto, a pessoa já sai com o dinheiro no cartão.

Ao todo, o trabalho feito no Ecoponto do Barro Vermelho preservou mais de 423 árvores, 283.325 Kwh de energia elétrica, 107.359 quilos de minério, evitou o descarte de mais de 612 m³ em aterros sanitários, economizou 2.159.618 litros de água, poupou 12.510 quilos de areia e evitou a emissão de mais de 120 toneladas de dióxido de carbono.

A ação, que é uma iniciativa da campanha “Limpa São Gonçalo”, foi desenvolvida pela Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo, com o apoio da Eccos Sustentável.

O secretário de Conservação, Edson Leal, destacou o significado do projeto para o município. “Ver o projeto dos Ecopontos evoluindo e tendo a adesão da população de São Gonçalo é muito gratificante para nós, que trabalhamos diariamente com resíduos. Sempre foi um sonho implementar uma política pública que valorizasse e desse o destino final correto para os resíduos. Atrelar isso com a geração de renda e desenvolvimento da economia local foi fundamental para o sucesso do projeto”, afirmou.

O secretário também destacou que houve uma evolução muito grande, principalmente no que diz respeito à conservação do local. Segundo ele, o Barro Vermelho é um bairro com menor incidência de descarte irregular, com cidadãos engajados e mais conscientes. “Estamos trabalhando para desenvolver e poder levar o Ecoponto para mais bairros do município”, afirmou.

O Ecoponto surgiu a partir da Meta 18 do Plano Estratégico Novos Rumos, desenvolvido pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), que prevê a implantação da coleta seletiva de lixo no município. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Assistência Social, que emite a documentação necessária para o catador que não tiver documentos. Assim, ele poderá ser cadastrado e sua conta digital será aberta.

“Nesses nove meses, percebemos que as pessoas estão descartando o resíduo adequadamente como um hábito. Elas sabem da importância desse processo e descartam os resíduos de forma correta nos Ecopontos. É importante porque conscientiza os catadores, que deixam a invisibilidade e se tornam agentes ambientais reconhecidos, e os gonçalenses num geral”, disse o consultor ambiental Edson Freitas, que atua nos Ecopontos.

Nos Ecopontos, são aceitos materiais recicláveis de plásticos (garrafas PET, potes, embalagens de plástico em geral), papéis (jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel), vidros (potes de alimentos, garrafas, copos, cacos de vidro), metais (latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, panelas de alumínio, cobre, ferro), eletros (aparelhos de televisão, computadores, celulares, eletrodomésticos, rádios, geladeira, microondas) e óleo de cozinha vegetal usado.

Quem tem o costume de descartar resíduos no Ecoponto do Barro Vermelho é o catador Alessandro da Costa Ferreira, de 49 anos. Ele atua na profissão há dois anos, mas utiliza o Ecoponto do Barro Vermelho desde que foi inaugurado. Ele tem o costume de descartar garrafas pets.

“Eu moro aqui no Barro Vermelho desde que nasci, então, esse projeto aqui só me ajudou. Eu acho ótimo porque nós, que somos catadores, conseguimos um dinheirinho na conta e ajuda no final do mês. Eu saio daqui direto para o mercadinho para comprar comida para mim e para minha mãe. Ajuda também o meio ambiente, já que não há o descarte em locais impróprios. Eu sempre incentivo as pessoas a vir”, disse.

O Ecoponto fica na Rua Lúcio Tomé Feteira, ao lado da Escola Municipal Joaquim Lavoura, no Barro Vermelho, e funciona de segunda a sexta, de 9h às 16h. Além do Ecoponto do Barro Vermelho, um segundo fica localizado na Rua Visconde Seabra, em Santa Luzia.

No final de março, a Prefeitura de São Gonçalo foi a grande vencedora da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente, com o Ecoponto. O prêmio tem como objetivo valorizar administradores públicos que tenham implementados projetos com resultados comprovados de estímulo e valorização ao empreendedorismo e à modernização da gestão pública local. Com a premiação do projeto do Ecoponto, São Gonçalo foi habilitado a concorrer na etapa nacional do Prêmio, que será realizada no dia 11 de junho, em Brasília.

Foto: Renan Otto