Conservação
Prefeitura chega a mais de mil toneladas de materiais descartados em apoio à Operação Barricada Zero
04/12/2025
Projeto é uma iniciativa da campanha “Limpa São Gonçalo”
O Ecoponto do Zé Garoto já reciclou mais de 18 toneladas de materiais desde sua inauguração, em meados de maio deste ano, ou seja, em pouco mais de seis meses. O projeto é uma iniciativa da campanha “Limpa São Gonçalo” e foi desenvolvido pela Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo, com o apoio da Eccos Sustentável.
O município de São Gonçalo possui três Ecopontos: nos bairros do Barro Vermelho, Santa Luzia e Zé Garoto. É nos Ecopontos que os gonçalenses podem trocar materiais recicláveis por dinheiro digital. O Ecoponto do Zé Garoto foi pensado para funcionar em um local central da cidade, no qual todos pudessem deixar seus resíduos. Por isso, o equipamento foi instalado na Praça Estephânia de Carvalho, em meados de maio deste ano.
São aceitos plásticos (garrafas PET, potes, embalagens de plástico em geral), papéis (jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel), vidros (potes de alimentos, garrafas, copos, cacos de vidro), metais (latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, panelas de alumínio, cobre, ferro), eletros (aparelhos de televisão, computadores, celulares, eletrodomésticos, rádios, geladeira, microondas) e óleo de cozinha vegetal usado.
O Ecoponto surgiu a partir da Meta 18 do Plano Estratégico Novos Rumos, desenvolvido pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), que prevê a implantação da coleta seletiva de lixo no município.
Apenas neste mês de novembro, foram recicladas quase três toneladas no Ecoponto do Zé Garoto, mais de sete toneladas no do Barro Vermelho e mais de seis toneladas de materiais no Ecoponto de Santa Luzia. Juntas, as três unidades já reciclaram mais de 500 toneladas e meia de materiais.
“Os Ecopontos incentivam os gonçalenses a terem mais cuidado pela natureza e pelo meio em que vivemos, realizando o descarte regular e correto dos materiais. Qualquer pessoa pode chegar nos Ecopontos e deixar seus resíduos e eles ainda ganham um dinheiro digital em troca. Esse dinheiro complementa a renda de muitas pessoas. São muitos os benefícios. Novos Ecopontos estão em desenvolvimento, vamos seguir transformando a cidade de São Gonçalo”, disse secretário de Conservação, Edson Leal.
Serviço:
Os três Ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
. Barro Vermelho – Rua Lúcio Tomé Feteira
. Santa Luzia – Rua Visconde Seabra
. Zé Garoto – Praça Estephânia de Carvalho
Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados