Início > Esporte e Lazer > Educação abre inscrição para o curso de contação de histórias

Educação abre inscrição para o curso de contação de histórias

Publicado em:  24/08/2018

A Secretaria Municipal de Educação, localizada no Centro Cultural Joaquim Lavoura, Estrela do Norte, está com inscrições abertas para o curso de contação de histórias, coordenado pela professora, escritora e contadora de histórias, Sandra Lima. O início das aulas vai ser no dia 4 de setembro, com carga horária de 16 horas, voltado para professores, alfabetizadores e assistentes do programa “Mais Alfabetização”, da Rede Municipal de Ensino de São Gonçalo.

O curso tem por objetivo preparar os profissionais da Educação para trabalhar a contação de histórias no processo de alfabetização do aluno, no dia a dia da sala de aula e também mostrar a importância para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. As histórias representam indicadores efetivos para situações desafiadoras, assim como fortalecem vínculos sociais, educativos e afetivos. Portanto, se faz necessário que os professores utilizem essa ferramenta para o desenvolvimento da criança, despertando pequenos leitores e estimulando para o mundo da imaginação.

As aulas serão ministradas no Centro Cultural Joaquim Lavoura, quinzenalmente às terças-feiras, das 13h às 17 horas. As inscrições serão feitas através do e-mail: bibliotecamunicipal.sg@gmail.com, enviando nome completo, instituição que trabalha, endereço e telefone para contato.

Uma visão historiográfica sobre a contação de história

Na transição do século XVII para o XVIII, o significado e o papel social da infância, assim como uma literatura adequada para esta instituição que apenas foi criada posteriormente, as crianças eram reconhecidas como pequenos adultos, possuidores de tarefas e cuidados semelhantes aos de um adulto, o que pode explicar a alta taxa de mortalidade infantil naquela época. Compartilhando todas as atividades com as pessoas mais velhas, as crianças também possuíam a mesma cultura literária que os demais. Apenas com a ascensão da burguesia e reestruturação familiar, a criança começou a ser reconhecida como indivíduo diferente do adulto, com atribuições diferentes. No século XVIII, a literatura infantil mostrou-se importante no âmbito escolar e na necessidade de uma mudança na mentalidade sociocognitiva que a criança possuía. A escola foi um dos principais agentes para que a mudança na literatura ocorresse.

Fonte: Semed