Início > Meio Ambiente > Educação Ambiental é tema de palestra realizada na E.M Pastor Heraldo Gomes

Educação Ambiental é tema de palestra realizada na E.M Pastor Heraldo Gomes

Publicado em:  28/08/2019

Com o objetivo de conscientizar as crianças gonçalenses, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou, na última terça-feira (27), uma atividade de educação ambiental com cerca de 400 alunos da Escola Municipal Pastor Haroldo Gomes, em Itaúna. A ação, que ocorreu a partir das 9h, contou com a participação de representantes da secretaria que deram uma palestra com o tema “O homem e o meio ambiente”.

“Essa iniciativa está sendo importante porque entendemos que para haver um adulto que preserve o meio ambiente, é necessário começar pela base, logo um trabalho com eficiência infantil. Mostrar as questões que permeiam a proteção e preservação do meio ambiente e esses fatores contribuem para a construção de uma sociedade ideal”, declara José Rafael de Abreu, secretário de Meio Ambiente.

A atividade contou com uma palestra que engloba temas do meio ambiente, como poluição, descarte, reciclagem e outros assuntos, além de algumas oficinas e dinâmicas, atendendo todos os alunos do turno da manhã. A proposta visa apresentar a importância do cuidado com o meio ambiente e multiplicar esse conhecimento com as crianças do 1º ao 6º ano de escolas públicas e particulares.

A assistente social da Secretaria de Meio Ambiente e uma das idealizadoras do projeto, Daniele Gonçalves, explicou de onde surgiu essa ideia e o porquê da importância da atividade. “Todos os dias é possível perceber a falta de cuidado com esse bem que é essencial para nossa vida: a natureza. Então, tivemos essa ideia da Semma itinerante de levar a todas as crianças e jovens do nosso município para criar a consciência. É nas escolas que podemos conversar sobre isso, pois as crianças são mais receptivas que os adultos por estarem ainda em um processo de formação das suas personalidades e poderão ter um olhar diferenciado. Essa é a segunda escola que realizamos essa atividade de educação ambiental. Ainda pretendemos chegar a muitas outras do município, entretanto, também temos um planejamento e adaptação do discurso para abranger outros locais que se interessarem, como Ongs, instituições religiosas e coletivos. Tudo em foco a preservação do meio ambiente”, informa.

Autor: Raquel Muniz