Início > Educação > Educação de São Gonçalo amplia recursos para inclusão

Educação de São Gonçalo amplia recursos para inclusão

Publicado em:  08/06/2022

Biblioteca inova com oferta de audiobook

A Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa, na Secretaria de Educação de São Gonçalo, inaugurou, nesta quarta-feira (8), o equipamento de audiobook que foi doado à unidade. O aparelho reproduz CDs e pendrives com histórias de livros gravadas para que alunos deficientes visuais e portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA) consigam ouvir. Na ocasião, também aconteceu uma exposição de recursos para deficientes visuais ou pessoas com baixa visão.

Encantado com a biblioteca em sua primeira visita, o aluno do CIEP 414 Municipalizado Tarso de Castro, Leonardo, de 12 anos, possui baixa visão. Sua mãe, Camile Weber, conta que preferiu matricular o filho em uma escola municipal para que ele tenha mais assistência. Para ela, seu filho está muito interessado, evoluindo na escola.

“Este equipamento de audiobook está abrindo portas, porque, no caso do Leonardo, ele não consegue pegar um livro para ler, então acredito que seja um passo importante, já que ele se interessa pelos livros mas não tem condição de ler. Ele é bem estudioso, mas ele faz tudo através do áudio. Na escola, ele tem uma professora de apoio especializado para ler para ele”, contou Camile.

Autora do livro “A lição do macaco”, reproduzido para os alunos, Elaine Furlani gravou a história em áudio especialmente para essa inauguração e já se animou para gravar os seus outros livros. A secretaria também recebeu audiobooks do Governo do Estado e está estimulando os autores gonçalenses a gravarem.

“Para mim é uma honra indescritível ver a minha arte sendo expandida, sendo levada para pessoas com alguma dificuldade. É uma alegria imensa proporcionar isso para eles, não só as minhas histórias, como outras, abre-se um leque de possibilidades imensas. A gente está caminhando numa vertente muito importante da inclusão, observando a necessidade do outro. O artista joga uma flecha e ele não sabe onde irá cair, nunca imaginei gravar um áudio contando a minha história, foi muito emocionante”, disse a autora.

A doação faz parte do Projeto Música in Gonça – Bibliotecas, processo 980/2020 da Lei Aldir Blanc, que cooperou com a manutenção de produtores culturais de todo o Brasil.

Foto: Julio Diniz