Início > Educação > Educação de São Gonçalo estimula alimentação saudável

Educação de São Gonçalo estimula alimentação saudável

Compartilhe isso:


Publicado em:  15/06/2022

Alunos de Umei aprendem a preparar horta de temperos

Unindo ações de preservação do meio ambiente e alimentação saudável, a Subsecretaria de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de São Gonçalo promoveu, nesta quarta-feira (15), uma atividade diferente com os alunos da Umei Ednea Mascarenhas de Araújo, no bairro Amendoeira. Na ocasião, os alunos aprenderam a plantar alimentos e temperos saudáveis que fazem parte do dia a dia da merenda escolar.

Em recipientes reciclados como garrafas pet e caixas de leite, os alunos do maternal e do pré II plantaram tomate, orégano, alfavaca, alface, manjericão, mamão, tomilho, hortelã, salsa, cebolinha, coentro e abóbora. A subsecretária Pamela Lemos entende que, desta forma, é possível fazer com que a criança aumente o seu interesse por esses alimentos.

“Esse tipo de atividade é necessária para conscientizar as crianças de como é o plantio desses alimentos, como é o cuidado com a natureza e a preservação do meio ambiente. A partir daí, eles irão fazer a colheita para consumir junto com a merenda escolar. Essa é uma forma de incentivar a alimentação saudável e uma forma de educação alimentar”, afirmou a subsecretária.

A horta, segundo a diretora Jianne Conde, faz o aluno ganhar ainda mais intimidade com aqueles alimentos e temperos, já que na escola eles estão tendo a oportunidade de comer de forma equilibrada, de acordo com a dieta estipulada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Quando pequenos, eles ainda estão em construção e nada melhor do que construir de uma forma correta, porque, muitas vezes, as famílias não têm oportunidade de oferecer a alimentação adequada, com todas as vitaminas e nutrientes necessários. A escola, inserindo a horta, é um ganho para a criança, porque ela vai aprender a importância dos alimentos que estão sendo plantados”, disse a diretora.

Autor: Ascom
Foto: Luiz Carvalho
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content