Educação
Centro de Referência em Autismo estimula independência e autonomia dos atendidos
03/05/2025
Alunos preparam exposição com releituras de Tarsila do Amaral
Usando a arte como tema principal para trabalhar diversas disciplinas, os alunos do primeiro ano da Escola Municipal Professor Evadyr Molina, na Venda da Cruz, prepararam, nesta segunda-feira (17), uma exposição com releituras de algumas obras da artista plástica Tarsila do Amaral. O tema foi estudado desde o início do ano e não envolveu apenas pinturas; os alunos aprenderam sobre história, geografia, português e ciências durante o processo.
O foco do projeto foi estudar desde as letras do nome da artista, já que as turmas estão em fase de alfabetização, até a história dela e do país na época em que viveu. Os alunos ficaram livres para soltar a imaginação e até posaram para fotos para a releitura do icônico “Abaporu”. Além disso, foram trabalhados o livro “Tarsila e o Papagaio Juvenal”, de Mércia Maria Leitão e Neide Duarte, e o filme “Tarsilinha”.
“Nós trabalhamos Tarsila do Amaral de uma forma interdisciplinar, primeiro o português, com nome da autora, os fonemas e as consoantes. Em ciências, trabalhamos a paisagem natural e a modificada, de acordo com as obras. Trabalhamos horta e pomar, o autorretrato, a história de Tarsila e fizemos a releitura da obra ‘Operários’, que rebatizamos de ‘Estudantes’”, explicou a professora Olga Mourão.
Participando de todo o processo, a aluna Lara Coutinho, de 8 anos, aprendeu brincando. Ela conta que se apaixonou pelas cores e adora desenhar. Mesmo vendo os quadros prontos feitos pela artista, ela resolveu fazer a sua própria versão.
“Eu adorei fazer o autorretrato, foi a melhor parte, eu acho que ficou muito bonito, foi muito legal. Eu aprendi muito com as professoras e com o filme que era em desenho animado, já quero ver qual será o próximo artista”, disse a aluna.
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados