Início > Educação > Educação de São Gonçalo lança sistema inédito gestão de pessoal

Educação de São Gonçalo lança sistema inédito gestão de pessoal

Publicado em:  01/03/2019

Diretores de escolas de toda Rede Municipal de Educação de São Gonçalo participaram de uma reunião na manhã desta sexta-feira (1º de março), na Sala Multimeios do Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), no bairro Estrela do Norte, onde ainda funciona parte da Secretaria Municipal de Educação. O secretário de Educação, Marcelo Azeredo, abriu a reunião pedindo a todos que divulgassem a data de fundação de São Gonçalo, 6 de abril, para que os gonçalenses possam comemorar a fundação da cidade, a exemplo de outros municípios, como o Rio de Janeiro, e não apenas a data de sua emancipação político-administrativa.

“Eu peço a vocês que divulguem, façam cartazes, falem com a comunidade. Hoje, todo mundo sabe, ouvimos no rádio, vimos na televisão, 457 anos da cidade do Rio de Janeiro. Nós temos apenas uma diferença de 17 anos e muitos não sabem disso. Precisamos divulgar e valorizar a nossa cidade e nada melhor que a Educação para fazer isso”, conclamou o secretário, que mostrou o vídeo motivacional “Nunca deixe de voar”.

Entre as pautas da reunião vale destacar a implantação do lotacionograma, um sistema elaborado em parceria com a Secretaria Municipal de Administração e com a Subsecretaria de Informática.

“Esse trabalho começou lá atrás, quando eu ainda era subsecretário de Educação, com o Excel. Hoje, em sua segunda fase, ele se torna um sistema onde, com apenas um click é possível compreender todo quadro de pessoal da rede. O lotacionograma é uma ferramenta criada pela Secretaria de Administração em união com a Secretaria de Educação para fazer com que todos os nossos funcionários estejam lotados e direcionados em cada unidade escolar. Através dele, não vamos ter funcionários a mais ou a menos nas nossas unidades escolares porque, ao final daquele quantitativo estabelecido por lei em cada escola, será gerado um relatório e aí nós vamos saber a carência real de funcionários administrativos e ainda a carga horária de cada professor, vamos saber se está havendo carência ou se temos professor com carga horária ociosa”, explicou Marcelo Azeredo.

Segundo o secretário, esse é um marco na história de São Gonçalo. “Esse sistema é inédito e ouso dizer que é um marco no Estado do Rio de Janeiro e quiçá no Brasil, pois talvez nenhum município, nenhuma rede tenha um programa tão completo quanto este, estabelecido criteriosamente junto às Secretarias de Administração e Educação”, afirmou Marcelo, acrescentando que após o carnaval será escolhida uma escola para fazer o projeto teste. Segundo o secretário, até o início da segunda quinzena de março todas as unidades deverão estar com o seu lotacionograma alimentado.

Durante a reunião, uma equipe da Subsecretaria de Informática explicou detalhadamente aos diretores como o sistema funciona, mostrando o passo a passo através do Datashow. Participaram da reunião a subsecretária de Ações Pedagógicas, Gisele Herdy Dutra, o subsecretário de Planejamento, Fernando Peres, a subsecretária de Educação Infantil, Tatiana Carvalho, e a subsecretária de Pessoal e Formação Continuada, Janaína Nogueira, além de diversos coordenadores da Secretaria Municipal de Educação.

Autor: Selma Nogueira
Foto: Jonas Guimarães