Início > Educação > Educação de São Gonçalo reforça ações de combate ao racismo

Educação de São Gonçalo reforça ações de combate ao racismo

Compartilhe isso:


Publicado em:  06/11/2025

Atividades fazem alusão ao mês da Consciência Negra

A Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo iniciou o mês da Consciência Negra com uma contação de história na Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa, em sua sede. Nesta quinta-feira (6), a professora Elaine Furlani contou a história do livro “O Pequeno Príncipe Preto”, do autor Rodrigo França, para os alunos da Escola Municipal Nossa Senhora da Boa Esperança. A contação desta história acontecerá durante todo o mês de novembro, para diversas escolas da rede municipal.

A ideia é trabalhar a temática do antirracismo, com foco na valorização da identidade, do respeito às diferenças e da representatividade. Por meio da literatura infantil, a ação busca fortalecer o sentimento de pertencimento entre as crianças, mostrando que todos têm o direito de sonhar, aprender e ocupar os mesmos espaços.

“É importante trabalhar a questão de se aceitar e de aceitar o outro, visando acabar de vez com o preconceito. A gente tem que lutar contra ele todos os dias, dentro e fora da gente. Temos que trazer histórias onde eles se reconheçam e é muito legal ver a semente do livro neles, que propõe menos ódio e muito mais amor”, afirmou a contadora de história.

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto

Notícias relacionadas

Skip to content