Início > Educação > Educação de São Gonçalo vai ampliar o Projeto LER

Educação de São Gonçalo vai ampliar o Projeto LER

Compartilhe isso:


Publicado em:  09/12/2022

Cerca de 1.500 estudantes têm reforço escolar nas unidades municipais

Com o objetivo de mostrar o material lúdico e criativo usado pelos professores durante o ano e trocar experiências sobre o Projeto L.E.R (Ler, Escrever e Raciocinar), aconteceu, na última quinta-feira (8), na Secretaria de Educação de São Gonçalo, a primeira Expo Ler. O projeto acontece desde o início de 2022 e, atualmente, atende a 50 escolas e cerca de 1500 alunos do 3º ao 5º anos que estão tendo dificuldades na leitura e na escrita. Para o próximo ano letivo, a secretaria está trabalhando no Projeto L.E.R Mais, que fornecerá reforço escolar também para turmas do 6º ao 8º anos.

A coordenadora do projeto, Danielle Costa, analisa a trajetória de forma positiva e destaca que ainda há ajustes a serem feitos. Ela conta que a intenção vai além de melhorar a leitura e a escrita; o projeto atua para que o aluno também compreenda e raciocine, formando cidadãos pensantes que saibam interpretar e que tenham autonomia na vida.

“Nós trabalhamos o aprimoramento da alfabetização e do letramento mas também temos o acolhimento com esses alunos que estão com dificuldade, formando um elo para que ele não se sinta envergonhado por estar aprendendo. Os materiais lúdicos aqui expostos têm a missão de dar significado e tornar prazeroso aquele aprendizado para a criança. A alfabetização não é apenas aprender para utilizar na escola, é para usar na vida, para conseguir se comunicar melhor, ler as placas, as mensagens do celular e, principalmente, estimular a leitura como diversão”, disse a coordenadora.

Expondo o trabalho realizado durante o ano, as professoras Gracielle Rosa e Maria Lúcia Moraes, da Escola Municipal Rotary, no Jardim Miriambi, aproveitaram o assunto das Eleições 2022 para ensinar aos alunos como acontece o pleito no Brasil. Em sala de aula, os alunos confeccionaram título de eleitor, urna e até comprovante de votação. Os candidatos da turminha fizeram suas campanhas apontando melhorias a serem feitas na escola.

“Levando em conta a pandemia, o projeto veio na hora certa, já que as crianças estão precisando de uma atenção maior nesta parte de leitura e escrita. Fizemos hoje uma votação com os alunos, perguntando se eles queriam que o projeto fosse permanente na escola e a resposta foi maravilhosa, todos querem continuar. O retorno dos pais também está muito positivo”, conta Maria Lúcia.

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content