Início > Educação > Educação e Saúde promovem ação em Ciep do bairro Almerinda

Educação e Saúde promovem ação em Ciep do bairro Almerinda

Compartilhe isso:


Publicado em:  05/06/2019

Mais de 300 adolescentes, além de professores, funcionários e pais de alunos, participaram na manhã desta quarta-feira (5) de uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE), no Ciep 240 – Professor Haroldo Teixeira Valladão, no bairro Almerinda. A programação incluiu as palestras “Tabagismo na população jovem – uso de narguile e cigarro eletrônico”, “Depressão e Suicídio” e “Saúde Bucal”, além de vacinação contra o vírus Influenza e um estande mostrando medidas de prevenção contra a transmissão de doenças pelo mosquito Aedes aegypiti. A ação faz parte de uma estratégia das Secretarias de Municipais de Educação e Saúde de São Gonçalo, que trabalham em parceria.

Durante as palestras, os jovens puderam tirar dúvidas sobre os temas abordados e obter orientação sobre onde procurar ajuda em caso de necessidade. “Foi uma manhã com palestras de orientações aos nossos jovens a fazer boas escolhas e não optarem pelo uso do cigarro. Queremos que sejam adultos saudáveis, livres de câncer e doenças crônicas”, afirmou a coordenadora do Programa Saúde na Escola, da Secretaria Municipal de Educação, Tânia Almeida.

Além das palestras, os jovens e demais participantes contaram com a presença de uma equipe do Posto de Saúde da Família do bairro Almerinda, que ofereceram vacinação contra o vírus Influenza, atualização da Caderneta de Vacinação e o serviço de auriculoterapia. “Estou participando da ação trabalhando com auriculoterapia, medicina chinesa. É um tratamento alternativo que trata as dores através de pontos localizados na orelha e está disponível nos postos de saúde do município”, explicou Gabriel da Silva França, que trabalha no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do bairro Almerinda.

Um estande montado no corredor da escola mostrava também como se prevenir contra as ações do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de dengue, chikungunya e zika. Através de microscópios era possível observar as fases de desenvolvimento do Aedes. Na mesma bancada havia uma mostra de diversas espécies de mosquitos e até uma libélula, que é um predador natural deste inseto. Além disso foram distribuídos folhetos informativos e até uma revista caça-palavras sobre sintomas e prevenção da dengue.

“Práticas em Saúde Escolar é uma iniciativa dos parceiros do IEC (Informação, Educação, Comunicação e Saúde), fazendo parte das ações do PSE (Programa Saúde na Escola). Os parceiros envolvidos são NASF/ESF Almerinda, Programa Tabagismo, IEC. A intenção é dar orientação sobre Tabagismo, Depressão e Suicídio e Comunicação Interpessoal”, disse Cristina Leal, coordenadora da Atenção Básica de Saúde de São Gonçalo.

O CIEP 240 Professor Haroldo Teixeira Valladão é uma das nove escolas da rede pública estadual que têm cobertura do Programa Saúde na Escola em São Gonçalo. As outras são o Ciep Deputada Cristina Tavares, em Santa Izabel; Ciep Elza Vianna Fialho, em Vista Alegre; Ciep Nicanor Ferreira Nunes, no Colubandê; Ciep Dr. Zerbini, também no Colubandê; Colégio Estadual Mauá, em Laranjal; Colégio Estadual Padre Manuel de Nóbrega, em Brasilândia; Colégio Estadual Alecrim, em Monjolos; e o Colégio Estadual Armando de Sá, no Largo da Ideia.

Autor: Selma Nogueira
Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

Skip to content