Início > Educação > Educação faz ações para incentivo à leitura

Educação faz ações para incentivo à leitura

Publicado em:  17/04/2023

Eventos comemoram Dia Nacional do Livro Infantil

Comemorando o Dia Nacional do Livro Infantil, que é celebrado em 18 de abril, a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo preparou uma semana especial com o tema para os alunos da rede. Nesta segunda-feira (17), crianças de seis escolas foram à Secretaria, nos períodos da manhã e da tarde, para participar de atividades recreativas e contação de histórias.

A ação, que também está acontecendo nas unidades escolares, tem o objetivo de envolver o aluno nas histórias, de forma lúdica e divertida, fazendo com que ele crie o hábito e o gosto pela leitura. Para a subsecretária de Ações Pedagógicas, Ticiane Vinhaes, este é o momento de encantar o aluno com o universo da leitura.

“Nós estamos aproveitando a data para trabalhar pedagogicamente a leitura com os alunos, de forma independente da idade, em toda a rede. É muito importante que eles entrem nas histórias, se interessem e vejam que ler abre os horizontes e dá asas à imaginação. Trazê-los para outro ambiente, com brincadeiras, karaokê e interação, ajuda neste incentivo à leitura”, disse a subsecretária.

A diretora da Escola Estadual Municipalizada Mentor Couto, Vanessa Vianna destacou a performance da contadora de histórias Elaine Furlani, que comoveu adultos e crianças ao realizar a performance da história “Um Lobo Arrependido”, escrita especialmente para a ocasião.

“Ler abre portas, é preciso desenvolver neles, desde pequenos, esse gosto pela leitura, que é levado por toda a vida. Ter uma semana dedicada ao livro infantil e ter essa prática é essencial. As crianças realmente entraram na história e amaram. Até os adultos se emocionaram”, contou a diretora.

Foto: Fabio Guimarães