Início > Educação > Educação inaugura escolas em Venda da Cruz

Educação inaugura escolas em Venda da Cruz

Publicado em:  18/06/2019

A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo realizou, nesta terça-feira (18), a inauguração e entrega oficial da Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva, e da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei), Margarida Maria Garcia de Araújo, ambas localizadas no Condomínio Residencial Venda da Cruz, no bairro de mesmo nome.

Segundo o prefeito José Luiz Nanci, a educação é a chave para o futuro. “Sempre estudei em São Gonçalo, inclusive fui aluno da professora Nice, com quem aprendi a ler e escrever. Penso que a cada colégio construído, com certeza menos presídios serão necessários. O único meio de combater a violência é através da Educação e não vou medir esforços para melhorar cada vez mais a qualidade do ensino em nossa Rede. Quero também agradecer a todos os profissionais envolvidos para elevar o nível do ensino em nossa cidade”, declarou.

A E.M. Nice Mendonça de Souza e Silva atende 308 alunos do 1º ao 5º ano, do primeiro segmento. Na grade escolar, além das matérias regulares, todos os alunos têm aulas de francês e a partir do próximo ano a unidade escolar será a primeira escola bilíngue do município, através da assinatura de um termo de cooperação educativa e linguística com o Consulado Francês, para a criação de uma escola bilíngue português-francês em São Gonçalo. A Unidade Municipal de Ensino Infantil (Umei) Margarida Maria Garcia de Araújo atende 241 alunos com 3 a 5 anos de idade, em dois turnos: manhã e tarde.

“Vejo e destaco a importância da inauguração de mais duas unidades escolares em São Gonçalo, um município que carece de escolas do 1º segmento, principalmente no bairro Venda da Cruz, e dentro da comunidade Minha Casa Minha Vida, onde temos muitas famílias que chegaram de diversos bairros, inclusive de cidades vizinhas, e aqui encontram além de uma área ampla de lazer arborizada, uma escola na modalidade do 1º segmento e ao lado uma escola de educação infantil. Destaco que a Nice Mendonça será uma escola modelo para São Gonçalo, a primeira a ser bilíngue português-francês, cujo convênio já foi assinado com o Consulado Francês e no próximo ano vamos dar início ao processo bilíngue e a escola passará a funcionar em tempo integral. Agradeço muito a oportunidade que o prefeito José Luiz Nanci está dando não só ao bairro Venda da Cruz, mas a toda comunidade gonçalense através da Educação”, declarou Marcelo Azeredo, secretário municipal de Educação de São Gonçalo.

Familiares das homenageadas com o nome nas escolas se emocionaram durante o evento. Filhos de Nice Mendonça, Maria Rosa Fonseca e José Manoel de Souza e Silva, além do sobrinho da Margarida Maria, Elton Vinícius Vieira Garcia, estiveram presentes na homenagem. Durante a solenidade de inauguração, os alunos declamaram versos, poesias e cantaram a música “Nunca Pare de Sonhar”, de autoria de Gonzaguinha.

História

Nice Mendonça de Souza e Silva nasceu em São Gonçalo em 05/10/1926. A convite do Monsenhor Barenco, pároco da Igreja Matriz de São Gonçalo, começou a dirigir e a lecionar a Escola Paroquial de São Gonçalo, que logo passou para administração municipal. Foi durante 30 anos diretora da instituição de educação municipal. Concluiu depois de casada o curso Letras e Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (UFF), inaugurou o Externato Santa Cecília, que depois passou a se chamar Instituto Educacional Clemente de Souza e Silva, em homenagem ao falecido marido, que foi presidente da Câmara de Vereadores de São Gonçalo. Acumulou a função de diretora nas duas instituições, professora estimada pelos alunos e seus pais e professores. Pertenceu a uma família de professores. Com suas irmãs Ilce Mendonça Duarte e Glice Mendonça, também professoras, fundaram juntas com o professor Mário Duarte, o Colégio Nossa Senhora Da Paz. Faleceu em 25 de dezembro do ano de 2012

Margarida Maria Garcia de Araújo iniciou seus estudos com sete anos de idade no Grupo Escolar Avelino Barcelos, no bairro Andorinhas, em Magé. Fez o ginásio no Instituto Santo Aleixo, também localizado em Magé. Completou o ensino médio, formação de professores e o normal na escola Dedo de Deus em Magé. Fez licenciatura em historia pela Faculdade de Formação de Professores, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), de São Gonçalo, pela Universidade Federal Fluminense (UFF) fez Especialização em Educação Brasileira e Movimentos Sindicais, em 1973 iniciou na carreira do magistério, trabalhou na Escola Estadual Rural Mongaba, em Magé, em 1974 mudou-se para São Gonçalo, onde cursou a Faculdade de Turismo, na Universidade Plínio Leite. Em 1980 trabalhou na Escola Estadual Alecrim em São Gonçalo, 1985 no Pablo Neruda, em Laranjal, foi assessora da Metropolitana 2 e assessora parlamentar do vereador professor Paulo.

Foto: Lucas Alvarenga