Início > Educação > Educação Infantil leva projeto de leitura às escolas de São Gonçalo

Educação Infantil leva projeto de leitura às escolas de São Gonçalo

Publicado em:  17/07/2019

O projeto “Uma História de Escola em Escola”, implementado pela Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Educação Infantil e Inclusão, já visitou 16 escolas em pouco mais de um mês de atividades, promovendo ações de incentivo à leitura através da contação de histórias e levando alegria e encantamento às unidades escolares.

“Entre os objetivos do projeto está a prática da leitura de livros como uma das prioridades no processo de aprendizagem escolar. Com isso, teremos o melhor desenvolvimento sociocultural dos nossos alunos. Temos que despertar e promover a leitura tanto na escola como fora dela”, afirma o secretário de Educação, Marcelo Azeredo.

Para a subsecretária de Educação Infantil e Inclusão, Tatiana Félix, exercitar a leitura como prática democrática é fundamental na formação do senso crítico e da cidadania. “Através da leitura é possível promover a integração da comunidade escolar. O projeto visa também desenvolver habilidades linguísticas, como falar e ouvir. O trabalho começou com excelente aceitação em todas as escolas e vai continuar no segundo semestre nas escolas de educação infantil da Rede Pública Municipal”, explica a subsecretária.

O projeto coordenado pela professora, autora e contadora de histórias, Sandra Lima, responsável pela leitura na Subsecretaria de Ações Pedagógicas, conta com a participação de duas contadoras de histórias, Júlia Dekid e Elaine Furlani, que também é autora de livros infantis. “Em todas as escolas que passamos, somos recebidas com muito carinho pelas crianças, professoras e diretoras, que ficam felizes diante dessa nova possibilidade de contato com a leitura, com contação e ludicidade. A participação de todas as crianças, inclusive das que precisam de professores de apoio, é muito boa. É uma interação perfeita”, ressalta Elaine.

Para Júlia Dekid, com o projeto as crianças do município estão sendo oportunizadas a terem um maior contato com a ampliação da leitura e da oralidade. “Nós estamos muito felizes com esse convite da subsecretária Tatiana e de Sandra Lima. Participar desse projeto contando histórias nas escolas da rede é ter o privilégio de conhecer as diversidades culturais de nossas crianças e ter a oportunidade de retribuir todo o carinho e confiança que depositam no meu trabalho e na importância da contação de histórias na construção do conhecimento de forma prazerosa e significativa”, afirma Júlia.

Autor: Selma Nogueira
Fonte: Semed