Início > Educação > Educação no trânsito para alunos de São Gonçalo

Educação no trânsito para alunos de São Gonçalo

Publicado em:  14/09/2022

Projeto Escola Cidadã é realizado pelo Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes

Cerca de 300 alunos de educação infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Presidente João Belchior Marques Goulart, no bairro Tribobó, participaram, nesta quarta-feira (14), do Projeto Escola Cidadã, um iniciativa da Secretaria Municipal de Transportes (Semtran), através do Departamento de Educação para o Trânsito.

O projeto foi desenvolvido para orientar os alunos desde cedo, para que se tornem cidadãos conscientes de seu papel no trânsito e também para que sejam multiplicadores de todo o aprendizado com o qual os estudantes têm contato durante a visita da Semtran às unidades de ensino. O objetivo é construir uma geração preocupada e responsável em promover um trânsito mais seguro e humano.

O trabalho é realizado nos dois turnos, e para que as crianças assimilem o conteúdo de forma leve e lúdica, são utilizados recursos audiovisuais, que contribuem para que a discussão aconteça de maneira prazerosa, motivando e contextualizando o assunto.

As lições sobre trânsito não acontecem apenas no dia do projeto. Para que o aprendizado tenha continuidade na escola, a Semtran distribui revistas educativas de trânsito para os alunos e deixa na escola, um jogo da memória na escola, materiais desenvolvidos pelo próprio Departamento de Educação para o Trânsito.