Início > Educação > Educação realiza palestras sobre Boas Práticas na Manipulação de Alimentos

Educação realiza palestras sobre Boas Práticas na Manipulação de Alimentos

Publicado em:  23/07/2019

Com o objetivo de capacitar as merendeiras das escolas municipais levando informações importantes no trato com a alimentação fornecida aos alunos de toda rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed), deu início a uma série de palestras com o tema “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, Sustentabilidade e Recursos Hídricos”, na Escola Municipal Leonor Correia, no bairro Trindade. A atividade atende profissionais das 110 escolas de educação básica.

Para Marcelo Azeredo, secretário municipal de Educação, ações como essa são de grande relevância para alunos e funcionários. “O treinamento dos manipuladores de alimentos se faz necessário visto a importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar. A garantia da segurança alimentar e nutricional é fundamental para que o alimento seja acrescido de saúde aos alunos, através dos nutrientes presentes nos alimentos ingeridos na Escola”, declarou o secretário.

A ação, que se estenderá até a próxima sexta-feira (26), é realizada pela Coordenadora do Núcleo Acadêmico de Alimentação Escolar da Semed, Danielli Sueth. Segundo a nutricionista, a capacitação das merendeiras é primordial.

“Nesse ano, além de trabalharmos temas relevantes como Higiene e Conceitos Sanitários, estamos abordando os temas Sustentabilidade e Aproveitamento Conscientes dos Recursos Hídricos, visto a quantidade de embalagens produzidas nas cozinhas escolares, estando de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Brasil. Abrir um debate a fim de se construir propostas diretamente relacionadas ao cuidado com o Meio Ambiente, incentivando o bom uso das embalagens descartáveis geradas pela produção da Alimentação Escolar”, declarou a coordenadora.

Merendeira da E.M. Pastor Haroldo Gomes, em Itaúna, Joelma dos Santos agradeceu pelos novos ensinamentos que irão facilitar o dia a dia. “A palestra está sendo ótima, é uma oportunidade de aprender mais sobre o trato com alimentos que preparamos para os alunos e também de grande utilidade no dia a dia da nossa casa, só tenho que agradecer a capacitação oferecida pela Semed”, finalizou.

A cartilha distribuída às merendeiras, foi confeccionada de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica.

O PNAE é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), e também Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público.

Fonte: Semed