Início > Assistência Social > Eleição para Conselho Tutelar acontece neste domingo

Eleição para Conselho Tutelar acontece neste domingo

Publicado em:  28/09/2023

Em São Gonçalo, sete locais de votação estão disponíveis

No próximo domingo (1º) acontece a eleição para conselheiros tutelares em todo o país. Em São Gonçalo, todo o processo eleitoral é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Secretaria de Assistência Social.

A eleição acontece das 8h às 17h, em sete locais de votação. A lista completa dos locais pode ser conferida no link https://servicos.pmsg.rj.gov.br/diario/2023_09_13.pdf

O conselheiro tutelar é responsável por agir em defesa dos direitos da criança e do adolescente em situações de risco e vulnerabilidade, por negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Nesta eleição estão concorrendo 52 candidatos. Serão eleitos 40 conselheiros, sendo 20 titulares e 20 suplentes, que vão atuar de 2024 a 2028.

Foram disponibilizadas 100 urnas eletrônicas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) para a eleição. Todos os aparelhos passaram, na última segunda-feira (25), por um processo de carga de aplicativos, testes de funcionamento, auditoria de verificação pré e pós eleição, identificação e aposição de lacres nas urnas de seção e de contingência.

Cerca de 350 servidores da Prefeitura de São Gonçalo foram capacitados pelo TRE-RJ para trabalhar na eleição.

Podem votar todos os cidadãos maiores de 16 anos que estejam com o título eleitoral em situação regular. No dia da votação, é necessário apresentar documento original oficial com foto ou e-título.

O voto é facultativo, mas o processo de escolha é uma oportunidade para que a sociedade defina seus representantes na missão de garantir os direitos da criança e do adolescente.