Início > Assistência Social > Eleição para Conselho Tutelar tem cerimônia de carga de urnas

Eleição para Conselho Tutelar tem cerimônia de carga de urnas

Compartilhe isso:


Publicado em:  21/09/2023

Toda a população pode acompanhar o procedimento, no dia 25 deste mês

Com o objetivo de garantir lisura e transparência no processo de eleição dos conselheiros tutelares no município de São Gonçalo, será realizada, na próxima segunda-feira (25), a cerimônia de carga das urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito. 

O procedimento, que acontecerá das 11h às 19h, no auditório da RECOM, em Venda da Cruz, segue a Resolução TSE nº 23.669/2021.

As urnas eletrônicas vão receber os sistemas operacionais, de votação e justificativa, assim como as listas de eleitores e candidatos. Ao final da carga, serão colocados os lacres físicos. Durante a cerimônia pública, ocorrerá a verificação da integridade e da autenticidade dos sistemas.

Caso o procedimento com todas as urnas não for concluído na segunda-feira, será finalizado na terça-feira (26), no mesmo horário. A cerimônia de carga das urnas é aberta à sociedade. A eleição para o Conselho Tutelar acontece no dia 1º outubro. A lista de locais pode ser conferida no link https://servicos.pmsg.rj.gov.br/diario/2023_09_13.pdf 

Ao todo, serão eleitos 40 conselheiros, sendo 20 titulares e 20 suplentes, que vão atuar de 2024 a 2028. O conselheiro tutelar é responsável por agir em defesa dos direitos da criança e do adolescente em situações de risco e vulnerabilidade, por negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Podem votar todos os cidadãos maiores de 16 anos que estejam com o título eleitoral em situação regular. No dia da votação, é necessário apresentar documento original oficial com foto ou e-título. 

O voto é facultativo, mas o processo de escolha é uma oportunidade para que a sociedade defina seus representantes na missão de garantir os direitos da criança e do adolescente.

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content