Início > Educação > Encontro debate educação inclusiva no IFRJ

Encontro debate educação inclusiva no IFRJ

Publicado em:  30/08/2019

“Uma Escola Para Todos. Educação Inclusiva em Debate” foi o tema do encontro promovido nesta sexta-feira (30) no Instituto Federal do Rio de Janeiro, em Neves, São Gonçalo, com a participação da subsecretária de Ações Pedagógicas, Gisele Herdy Dutra, e da subsecretária de Educação Infantil e Inclusão, Tatiana Félix, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Durante o encontro, Tatiana Félix, ministrou palestra sobre o tema “Dificuldades e Avanços no Cotidiano Escolar por uma Educação Inclusiva” e traçou um panorama da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, apresentando a infraestrutura da Semed com número de unidades e quantitativo de matrículas por cada segmento. Falou ainda sobre as normas para o atendimento educacional especializado, segundo o Conselho Municipal de Educação.

A subsecretária Gisele Herdy Dutra falou sobre “A Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente” e começou explicando que a rede de proteção existe devido à necessidade. “Quando falamos de Rede de Proteção, nos referimos a uma Rede construída por conta de uma necessidade. Se não houvesse crianças excluídas, não precisaríamos de políticas inclusivas. Se não houvesse crianças violentadas, não precisaríamos da Rede de Proteção. Pela importância e necessidade, unimos esforços em São Gonçalo, lutando pelo fortalecimento desta Rede em benefício das Crianças e dos Adolescentes de nosso Município”, explicou Gisele.

O encontro contou ainda com a participação da pedagoga Ana Beja, que falou sobre “A Prática Pedagógica no Contexto da Inclusão: Desafios e Possibilidades”.

Autor: Selma Nogueira
Foto: Jonas Guimarães