Início > Transportes > Escola Cidadã ensina sobre educação no trânsito em creche no Barro Vermelho

Escola Cidadã ensina sobre educação no trânsito em creche no Barro Vermelho

Compartilhe isso:


Publicado em:  30/04/2024

Projeto foi desenvolvido em nove turmas da unidade

Mais de 140 crianças que estudam na UMEI George Savalla Gomes – Palhaço Carequinha, localizada no Barro Vermelho, aprenderam, nesta terça-feira (30), sobre educação no trânsito através do projeto Escola Cidadã, desenvolvido pelo Departamento de Educação para o Trânsito da Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Gonçalo. O projeto foi realizado na unidade de ensino para todos os alunos, ou seja, crianças de nove turmas, entre 2 e 5 anos, incluindo 28 alunos com deficiência.

Através de videoaulas, as crianças aprenderam sobre a importância de olhar para os dois lados da rua ao atravessar, o cuidado que os adultos devem ter para não dirigir depois de ingerir bebidas alcoólicas, os cuidados ao andar de moto e outros. Dessa forma, as crianças já crescerão tendo essas noções de trânsito.

Foram apresentados vídeos que falam sobre a importância do cinto de segurança, da sinalização vertical e horizontal, a importância de dar a mão para um adulto quando for atravessar a rua, dentre outros. Tudo de forma lúdica, com princesas e desenhos explicativos. Além de vídeos, o Departamento também forneceu jogos com temática de trânsito para a unidade escolar e uma revista eletrônica.

O secretário de Transportes, Fábio Lemos, ressaltou a importância do projeto Escola Cidadã para as crianças do município, incluindo as mais novas.

“Hoje, demos aula para o maternal e para o pré-escolar. Para o maternal, foi um trabalho um pouco mais rápido, dando uma visão geral para o trânsito. Para o pré-escolar, conseguimos nos aprofundar mais e desenvolver mais a importância do uso do cinto, reforçar a questão da travessia, a importância de que os pais deles não bebam e dirijam. A gente reforça esses ensinamentos com o projeto, mesmo em crianças menores, para que eles criem a consciência e cobrem dos seus pais a postura adequada”, afirmou.

Nivia Ramos, de 53 anos, é diretora da UMEI desde 2023. Ela soube do projeto Escola Cidadã e logo se interessou em trazer o projeto para a escola.

“Para nós como escola, é importante que a formação de conceitos e valores aconteça na educação infantil, onde se forma o caráter da criança. Quando ela tem esse tipo de conhecimento, ela passa para sua família também e se torma multiplicadora. A educação é permanente, o que for ensinado aqui para ela, ela ensinará para sua família”, afirmou.

Para inscrever a escola no projeto, basta enviar email para o semtran.edu@gmail.com solicitando agendamento e mencionando para quais turmas deve ser direcionada a realização do trabalho. É necessário deixar telefone para contato.

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto

Notícias relacionadas

Skip to content