Início > Transportes > ‘Escola Cidadã’ orienta crianças sobre educação no trânsito

‘Escola Cidadã’ orienta crianças sobre educação no trânsito

Publicado em:  29/08/2023

Equipes do Semtran ensinam direitos e deveres dos pedestres

Os alunos da Escola Municipal Professora Aurelina Dias Cavalcanti, no bairro Amendoeira, participaram, nesta terça-feira (29), do projeto Escola Cidadã. A ação leva informações que educam crianças da Educação Infantil ao 9º ano sobre como se comportar no trânsito para evitar acidentes. A iniciativa é do Departamento de Educação no Trânsito da Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Gonçalo.

O projeto é adaptado de acordo com cada faixa etária para o qual ele será apresentado. Assim, as crianças podem aprender da melhor forma como se comportar no trânsito fazendo o seu papel como pedestres.

A pedagoga que ministra as aulas, Kiyomi Castro, falou da importância do projeto e do impacto na vida das crianças.

“O material que apresentamos é sempre diferente, de acordo com a idade dos estudantes. Abordamos de forma a ensinar aos alunos a cobrarem dos pais uma atitude mais adequada no trânsito. Vamos atender tanto escolas públicas quanto privadas da educação infantil ao ensino médio”, explicou Kiyomi.

Os vídeos apresentados às crianças mostram a importância das placas, dos semáforos, do cinto de segurança, de atravessar na faixa de pedestre e alertam para a segurança no transporte escolar.

Para que os professores possam dar continuidade ao assunto de maneira lúdica, revistas educativas de trânsito são distribuídas para os alunos junto com kits de jogos que contribuem para o aprendizado.

Para inscrever a escola no projeto, basta enviar email para o semtran.edu@gmail.com solicitando agendamento e mencionando para quais turmas deve ser direcionada a realização do trabalho. É necessário deixar telefone para contato.

Foto: Renan Otto