Início > Educação > Escola homenageia São Gonçalo e resgata sua história

Escola homenageia São Gonçalo e resgata sua história

Publicado em:  01/10/2021

Projeto preserva memória do município

Com o objetivo de resgatar a memória da cidade de São Gonçalo, estimular a criação, a experimentação, a observação, a curiosidade e as descobertas nos alunos, aconteceu, nesta sexta-feira (1), a culminância do projeto “São Gonçalo, Nossa História”, com crianças da Educação Infantil até o 5º ano, na Escola Municipal Padre Cipriano Douma, em Trindade. O evento contou com a participação do secretário de Educação, Maurício Nascimento.

Durante o mês de setembro, foram feitos trabalhos de pesquisa, maquetes, atividades artísticas com releitura dos pontos turísticos, danças, homenagem ao patrono da escola, Padre Cipriano Douma, e às figuras ilustres nascidas na cidade, como o Palhaço Carequinha, o cantor Seu Jorge, entre outras celebridades. Segundo a diretora da escola, Ticiane Vinhaes, falar de São Gonçalo é falar de raízes, de história e herança cultural. É mergulhar no passado, compreender o presente e projetar o futuro.

“Nós entramos nessa sintonia de produção de conhecimentos e descobertas, levando os alunos a perceberem-se como pessoas responsáveis pela construção e reconstrução histórica, criando um espaço de convivência, valorização e resgate ao respeito pela nossa comunidade. É preciso mostrar que podemos e devemos conhecer a história da nossa cidade, pois é nela que vivemos, nos tornamos cidadãos e, muitas vezes, passamos toda a nossa vida”, afirma Ticiane Vinhaes.

Para o secretário de Educação, Maurício Nascimento, projetos como esse são necessários para ajudar o aluno a conhecer e cuidar melhor de São Gonçalo.

“Este projeto é muito importante para que as crianças conheçam o lugar onde vivem, os pontos turísticos, as celebridades que nasceram aqui e o próprio bairro. São projetos como esse que ajudam a criar nas crianças o orgulho de ser gonçalense”, ressalta Maurício Nascimento.

O aluno Miguel Miranda, de 11 anos, achou a experiência durante o mês de setembro enriquecedora, já que ele não conhecia a história da cidade a fundo.

“Descobri várias coisas, eu não sabia que existia essas coisas em São Gonçalo antigamente, não sabia de toda essa história. Agradeço à escola por ter me dado a oportunidade de conhecer”, comenta Miguel Miranda.

Foto: Lucas Alvarenga