Início > Educação > Escola Maria da Glória promove Arraiá em Família

Escola Maria da Glória promove Arraiá em Família

Publicado em:  03/07/2020

As festas caipiras sempre fizeram parte da tradição popular, principalmente nas escolas. Quadrilha, pescaria e comidas típicas costumam animar as festas nessa época do ano. Porém, com a pandemia causada pelo Coronavírus, as coisas mudaram. Não é possível dar as mãos para formar a grande roda, nem fazer qualquer tipo de aglomeração em volta da fogueira. Mas a festa não pode ser esquecida, por isso, a equipe diretiva da Escola Estadual Municipalizada Maria da Glória Borges Leite, no Centro de São Gonçalo, resolveu promover o Arraiá em Família.

A proposta é que os alunos façam sua festa em casa, com direito a trajes típicos, danças, jogos e muita animação. A ideia é tirar fotos e fazer vídeos de todas as atividades desenvolvidas para que sejam postadas na página do Facebook da escola e no whatsapp no próximo dia 11, dia da culminância do projeto. Dessa forma, a escola vai encaminhar o projeto para a casa dos alunos com informações importantes sobre as tradicionais festas juninas. Segundo o texto, “a festa junina oferece uma janela de oportunidades fantásticas para os professores e as famílias captarem o interesse de seus alunos e filhos a fazerem várias atividades e trabalhos para desenvolver habilidades e apresentar novos conhecimentos. Além de apresentar uma das comemorações populares mais típicas de nossa cultura e ajudar no desenvolvimento da identidade brasileira em cada um deles.”

Entre os objetivos do trabalho, estão internalizar importantes características e tradições de nossa cultura e tradição; instigar o gosto pelo estudo, aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade, trabalhar a linguagem oral e a escrita, desenvolver o raciocínio lógico, desenvolver a coordenação motora, além de valorizar e respeitar a cultura rural/caipira e nacional.

A Escola Estadual Municipalizada Maria da Glória Borges Leite atende a 93 crianças, do Maternal ao Pré II e funciona em tempo integral.

Autor: Selma Nogueira