Início > Educação > Escola Municipal Joaquim Lavoura realiza atividades de educação ambiental

Escola Municipal Joaquim Lavoura realiza atividades de educação ambiental

Publicado em:  10/10/2019

Na última semana, a Escola Municipal Joaquim Lavoura, localizada no Barro Vermelho, realizou a colheita de cenoura e alface, com os alunos das turmas 101 e 102, do 1º ano do 1º segmento. A atividade faz parte de uma ação para falar de educação ambiental, em parceria com o Portal da Ecologia, que faz parte da Secretaria Municipal de Educação e tem por objetivo levar para os alunos a importância de plantar verduras e legumes sem agrotóxicos, e que eles possam em suas casas, também, criar hortas e difundir com vizinhos e amigos como criar e tratar as plantações caseiras.

Entre os benefícios alcançados com o projeto horta escolar, se destacam a produção e consumo de alimentos naturais pelos alunos, atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos, discutir economia doméstica, a influência nas escolhas alimentares das crianças, além de apresentar na prática as consequências que ações do homem tem em relação ao meio ambiente.

Durante a infância, a criança está sempre em contato com diversos conteúdos. Então, essa é uma fase na qual uma educação ambiental bem desenvolvida é essencial para a criação de uma consciência sustentável. Dessa maneira, se faz cada vez mais necessário o desenvolvimento de uma cultura ambiental nas escolas, que é fruto do contato com atividades de educação ambiental.

O Brasil é o único país da América Latina que possui uma política nacional específica para a Educação Ambiental e afirma em seu artigo 2º “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e informal”.

A educação ambiental é uma dos tópicos mais importantes a serem absorvidos pelas crianças, explorando sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico. É aí que os projetos de horta escolar se inserem, pois aproximam os estudantes da realidade, fazendo com que as crianças criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos.

O resultado do projeto horta na escola são alunos mais conscientes que levam para a vida ensinamentos ecológicos, amplificando a necessidade de uma mudança de comportamento que é preciso implantar na sociedade com relação à natureza.

“É responsabilidade também das instituições de ensino proporcionar suportes para a formação de jovens mais conscientes. Assim, nossos alunos estarão mais ligados com o meio ao seu redor e cientes da sua responsabilidade social e ambiental. Além disso, essa é uma tendência mundial, na qual as instituições precisam estar alinhadas. Falar de sustentabilidade no âmbito escolar é algo que deve ser implementado cada vez mais, para que os estudantes entendam sua responsabilidade com o desenvolvimento sustentável”, declarou a diretora do Joaquim Lavoura, Maria das Graças Santiago.

Foto: Marcos Dias
Fonte: Semed