Início > Educação > Escolas municipais de São Gonçalo realizam o Sábado Letivo

Escolas municipais de São Gonçalo realizam o Sábado Letivo

Publicado em:  27/06/2019

As Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de São Gonçalo realizam, no próximo sábado (29), uma programação especial, o Sábado Letivo, que tem como tema “Festa da Cultura”. As unidades estão preparando diversas atividades para receberem a comunidade escolar. Serão realizados eventos com foco na cultura popular, destacando sempre as diferenças culturais nas regiões brasileiras, mostrando a importância de valorizar o aprendizado, através dos festejos populares de cada região brasileira.

Os Sábados Letivos fazem parte do Calendário Escolar da Rede Pública Municipal de Ensino e são, na realidade, dias letivos de produção, de atividades pedagógicas e de integração de ações junto à comunidade escolar. São oito Sábados Letivos distribuídos no Calendário 2019, que possibilitam a presença e atuação da comunidade escolar na rotina estudantil.

Para Marcelo Azeredo, secretário municipal de Educação de São Gonçalo, “é muito importante trazer os pais e responsáveis dos alunos e também a comunidade para vivenciar pelo menos um dia do ambiente escolar, e o Sábado Letivo proporciona isso, principalmente levando informação e conhecimento sobre a cultura brasileira, que com certeza irá agregar muito para os participantes”, declarou o secretário.

A Escola Municipal Doutor Heraclito Fontoura Sobral Pinto, localizada no bairro Colubandê, irá realizar o Sábado Letivo das 10 às 14h. O evento contará com diversas brincadeiras para as crianças, incluindo a famosa pescaria. Terá ainda uma apresentação de dança realizada pelos alunos da escola. Nas barracas os participantes da festa poderão adquirir seu almoço, salgados, doces, refrigerantes e comidas típicas, para agradar todos os gostos e paladares.

A Escola Municipal Estephânia de Carvalho, localizada no bairro Laranjal, realiza em comemoração ao Sábado Letivo, a Final do Festival de Bandas. São ao todo vinte e duas concorrentes, inclusive com bandas de outros municípios. Durante o evento haverá sorteio de brindes, cama elástica e comidas típicas.

A Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva, localizada no Bairro Venda da Cruz, realizará o Sábado Letivo com contação de histórias, adivinhas com perguntas e respostas, literatura de cordel, apresentação de personagens folclóricos, destacando sempre a importância da cultura brasileira, com o objetivo de promover o aprendizado com atividades diversificadas.

A Escola Municipal Alberto Pasqualini, localizada em Maria Paula, estará com as portas abertas para receber pais, alunos e a comunidade, apresentando trabalhos sobre as regiões do Brasil, exposição de pesquisas e histórias diversificadas sobre cada região brasileira.

As festas populares ou cultural são comemorações ou eventos festivos, cuja principal característica é a participação do povo. São caracterizadas também pela presença marcante das tradições regionais, rituais religiosos, comidas, músicas, danças e roupas típicas.