Início > Saúde > Espaço Avançado em Saúde do Idoso discute a prevenção ao suicídio

Espaço Avançado em Saúde do Idoso discute a prevenção ao suicídio

Publicado em:  17/09/2019

Setembro Amarelo é o mês da prevenção ao suicídio. Dados mais recentes mostram que no Brasil, idosos com mais de 70 anos estão no topo da lista dos índices, sendo nove casos a cada 100 mil habitantes. E dentre os motivos principais está o abandono familiar. Pensando formas de discutir caminhos que apontem para a valorização e a qualidade de vida, o Espaço Avançado em Saúde do Idoso, no bairro Jardim Catarina, realizou nesta terça-feira (17) um encontro com psicólogos e uma equipe multidisciplinar para discutir o tema.

“Abordar o tema Prevenção do Suicídio junto à sociedade de maneira geral é difícil, porém, necessário. Acompanhando os dados recentes, é necessário que profissionais da área da saúde abordem o tema junto às pessoas idosas, como forma de prevenção e promoção da saúde. O conceito de saúde, de acordo com a Organização Mundial, é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doenças. O trabalho realizado no Centro de Referência do Idoso conta com uma equipe multidisciplinar que atua com um olhar holístico, visando a manutenção da qualidade de vida dos mesmos!”, afirmou Antonio Milton Oliveira Ferreira, enfermeiro e coordenador do Espaço Avançado.

O complexo multidisciplinar é pioneiro no atendimento em todo o estado, e conta com Espaço Avançado de atendimento à saúde do idoso, um Centro de Referência e Assistência Social; e o Centro Dia para o Idoso, sob gestão das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Políticas Públicas para Mulher, Idoso e Pessoa com Deficiência, respectivamente.

De acordo com Gracielle Gonçalves Rodrigues Viana, assistente social do Programa Municipal de Saúde da pessoa idosa, da Secretaria de Saúde, a notificação de casos de tentativa de suicídio entre pessoas idosas no município vem aumentando.

“Abordar esse tema é sem dúvida um desafio, requer seriedade e comprometimento. Falar sobre prevenção ao suicídio com os idosos é fundamental pois este é um grupo muito suscetível ao isolamento, perda de interesse pela vida, e a depressão. Fatores que são motivadores para as tentativas de suicídio. Acompanhando as fichas de notificação de violência contra a população idosa, que chegam ao Programa Municipal de Saúde da pessoa idosa, temos visto de perto essa dura realidade. Existe um aumento significativo da quantidade de pessoas idosas investindo contra suas próprias vidas. O Espaço do Idoso é um lugar onde busca-se a qualidade de vida e o envelhecimento saudável. Então, além de trabalhar a promoção, trabalhamos também a prevenção em vários aspectos. Todos os temas pertinentes ao envelhecimento são e serão trabalhados de maneira clara, com seriedade e leveza necessárias. E saliento que este é um direito e uma conquista dos idosos de São Gonçalo! Parabenizo a toda a equipe envolvida, estamos no caminho certo!”, destacou.

Onde buscar ajuda: Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita). CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família, Postos e Centros de Saúde). UPA 24 Horas, SAMU 192, Pronto Socorro e Hospitais.

SERVIÇO

Espaço Avançado de Atendimento a Saúde do Idoso fica na Rua Albino Imparato, 1501, Jardim Catarina (em frente à Lona Cultural).

Autor: Thayná Valente
Fonte: SMDS