Início > Saúde > Espaço Raul Veiga a um passo da inauguração

Espaço Raul Veiga a um passo da inauguração

Publicado em:  30/03/2022

Local vai atender a mais de 140 ambulantes cadastrados

Falta muito pouco para que os ambulantes cadastrados recebam as barracas doadas pela Prefeitura de São Gonçalo que vão ocupar o calçadão no Espaço Raul Veiga, no bairro Alcântara. O local, que antes era ocupado por vendedores desordenados que dividiam espaço com carros e pedestres, agora vai abrigar 148 trabalhadores em barracas com telhado, iluminação, bancada e divisória. As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano fazem os ajustes finais para a inauguração do local.

O trecho onde as barracas estão enfileiradas recebeu 10 postes de iluminação, piso intertravado e reparos nas redes de águas pluviais. Desde novembro do ano passado, lâmpadas de LED foram instaladas no local proporcionando mais segurança para moradores, comerciantes e frequentadores.

“Este espaço no Alcântara precisava de uma atenção especial. E, por isso, desde o início do projeto, designamos uma equipe capacitada para que fosse projetado e executado um trabalho totalmente voltado para a necessidade dos ambulantes. O objetivo é que esse espaço traga dignidade e ordenamento não só para quem precisa trabalhar, mas para as pessoas que vão frequentar o espaço para fazer compra, passear, lanchar”, disse o secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas.

A vendedora de roupas Marilza Campos, de 37 anos, já trabalha no Alcântara há 14 anos e está ansiosa para a entrega das barraca.

“Agora que consegui esse cadastro na prefeitura não vejo a hora de poder montar minha mercadoria em um local fixo e falar com meus clientes. Vai ser ótimo esse espaço”, disse.

O bairro Alcântara vem recebendo, desde o início de 2021, uma série de ações de melhorias, com ordenamento urbano, reforço na fiscalização de trânsito, ações de limpeza e desobstrução das vias para melhorar a circulação de pedestres.

Cerca de mil caixotes já foram retirados da Rua Raul Veiga e a Secretaria de Ordem Pública, através da Subsecretaria de Fiscalização de Posturas, informa que, após a colocação de todas as barracas, irá reforçar as ações para que os vendedores não coloquem lixo nas calçadas.

Um bicicletário já foi instalado no espaço público, contendo oito vagas, onde a população gonçalense poderá guardar as bicicletas enquanto faz suas compras no calçadão.