Início > Saúde > Espaço Rosa amplia atendimentos e zera fila de mamografia

Espaço Rosa amplia atendimentos e zera fila de mamografia

Compartilhe isso:


Publicado em:  23/08/2023

Unidade de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo reforça especialidades 

Como vem acontecendo nas demais unidades de saúde da Prefeitura de São Gonçalo, o Espaço Rosa contabiliza aumentos na oferta de serviços e na quantidade, fazendo com que os gonçalenses tenham acesso mais fácil e rápido aos procedimentos. A maior parte das especialidades e exames oferecidos na unidade tive aumento no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. 

Com previsão de reforço em mais duas especialidades – mastologista e ginecologista – o Espaço Rosa tende a aumentar ainda mais os números neste segundo semestre. Este ano,  o local aumentou a quantidade de oferta de core biópsia de mama, ecocardiograma e preventivo e passou a oferecer o teste de gravidez, que é realizado toda quinta-feira sem necessidade de encaminhamento.

No primeiro semestre de 2022, o Espaço Rosa realizou 7.317 exames (preventivo, ultrassonografias, core biópsia, ecocardiograma, doppler colorido de membros superiores e inferiores, doppler colorido de carótidas e vertebrais e colposcopia). Em 2023, foram 12.073. O único exame que ficou com a realização mais baixa foi a mamografia, que passou de 7.465 em 2022 para 5.105 este ano. 

“A diminuição na quantidade de mamografia tem uma explicação: não temos mais fila. A demanda diminuiu e temos outras unidades realizando o exame, como as clínicas particulares conveniadas e o Ciesg (Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo). Não houve diminuição na oferta do serviço, mas na procura. Hoje, nenhuma mulher leva mais de duas semanas para ter esse exame agendado”, disse Caroline Brasil, diretora da unidade.  

Os atendimentos são realizados de segunda a sexta, das 8h às 17h. Os agendamentos do mastologista, preventivo, core biópsia de mama guiada por ultrassonografia; colposcopia, assistente social, psicólogo e nutricionista são marcados direto no Espaço Rosa. Não há fila de espera, mas os gonçalenses precisam ter a solicitação médica para a marcação dos exames e encaminhamento para o mastologista. 

Marcações – As consultas e exames que não são agendados na unidade de saúde são marcados através da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo. Para marcar, o gonçalense pode procurar qualquer unidade de saúde da rede municipal, independente se será atendido naquele local. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço, que será agendado em local que for mais próximo de sua residência.

É necessário que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde. Se houver alguma pendência no pedido, os funcionários das unidades de saúde avisam ao paciente para que regularize a situação. Com qualquer pendência, o paciente não é chamado.

Para marcar exames e consultas – tanto aqueles que são direto na unidade quanto os que são marcados pela Central de Regulação – é necessário levar o pedido médico do SUS, xerox da identidade, CPF e comprovante de residência atualizado em nome da própria pessoa de, no máximo, três meses. Caso seja em nome de terceiros, a pessoa deve fazer uma declaração informando que o paciente reside no endereço dela e anexar cópia da identidade. 

O Espaço Rosa funciona na Rua Francisco Portela, 2.744 – Zé Garoto. Mais informações através do telefone: (21) 2605-6609 ou whatsapp (21) 99461-9389, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Pelo aplicativo de mensagens, os pacientes podem conferir os serviços oferecidos, obter informação da inserção em filas para atendimentos, confirmações de consultas, pendência de documentos e esclarecimentos de dúvidas em relação a agendamento. É importante ressaltar que não são realizados agendamentos de consultas e exames através das mensagens. 

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content