Início > Saúde > Espaço Rosa incentiva a doação de cabelos para pacientes em tratamento contra o câncer

Publicado em:  18/06/2019

A perda dos cabelos é um dos momentos que mais afetam as pacientes que estão em tratamento contra o câncer. Se olhar no espelho e ver que está sem cabelo é uma sensação que diminui muito a autoestima das mulheres. Por esse motivo, o Espaço Rosa, unidade municipal gonçalense destinada à saúde da mulher, promove constantemente campanhas de doação de cabelo para ajudar na criação de perucas para as pessoas em tratamento de quimioterapia.

“Um corte de cabelo em prol da solidariedade, esse é nosso intuito com as campanhas e o incentivo da doação. Pequenos gestos podem valer muito mais do que se imagina. É ter a possibilidade de trazer aquele brilho no olhar de uma paciente que no momento está sofrendo com o tratamento contra a doença”, declara o prefeito José Luiz Nanci.

No Espaço Rosa, em média, 15 pessoas recebem o diagnóstico semanalmente após o resultado da biópsia. Com isso, a coordenadora da unidade, Patrícia Silva, vem promovendo diversas ações de solidariedade e apoio psicológico para centenas de portadores da doença, residentes do município de São Gonçalo ou não.

Uma delas é a campanha de doação de cabelos, que tem a finalidade de confeccionar perucas para pacientes em processo de quimioterapia. Somente em 2019 foram mais de 500 doações de cabelo.

Érika Lima, de 37 anos, é dona de casa e foi uma das pessoas que se prontificaram a doar o cabelo no Espaço Rosa. Ela afirma que sempre sentiu a necessidade de realizar a doação, mas nunca havia achado um lugar confiável, até conhecer o trabalho da unidade, onde foi capaz de doar 43cm do seu cabelo. “Há muito tempo eu queria doar meu cabelo, mas não sabia onde eu poderia fazer e acompanhar o processo de forma que realmente utilizassem a peruca para quem precisa. Foi quando uma amiga compartilhou no Facebook um projeto do Espaço Rosa. Acompanhei durante um tempo o trabalho e fiquei encantada. Nesse momento que decidi que havia chegado a hora de eu doar o meu cabelo, já que ele era tão grande e ia até abaixo da cintura. No dia de cortar, fiquei muito emocionada, pois sabia que eu ajudaria alguém através de um gesto tão simples. Agradeço muito por essa oportunidade e incentivo as pessoas a desapegarem do cabelo, porque depois ele cresce novamente. Se você tem a possibilidade de doar, porque não presentear aquela que não tem? Temos que fazer o bem, não importa a quem e nem como, apenas temos que fazer!”, informa.

Os cortes de cabelo são realizados pelo cabeleireiro Sergio de Manttos, conhecido como Serginho Tesoura de Ouro. Colecionador de dezenas de prêmios, já se apresentou em diversos programas de TV.

“A parceria do Espaço Rosa comigo já tem dois anos, mas sempre fiz trabalho social fora. Escolhi essa profissão para trazer alegria às pessoas, melhorar a autoestima delas e nada melhor que fazer em mulheres que passam pelo câncer. É uma honra estar nesse projeto que faz as pessoas terem um sorriso no rosto, porque estou com elas constantemente, acompanho o processo e sentimos no coração o sofrimento. É muito satisfatório você ver as pessoas naquela situação e ver o semblante em saber que sua beleza não acabou, que a vida não para após o câncer. Já tive caso de raspar a cabeça da paciente e reaproveitar o mesmo cabelo para fazer a peruca. Tem uma técnica especial para tirar o cabelo e ser reaproveitado na peruca. Depois damos um lencinho de presente. Fico muito agradecido por estar nesse projeto ajudando as pessoas. Não tem dinheiro nenhum que pague isso”, explica Serginho.

Já as perucas são confeccionadas através de uma parceria com outra empresa, que recebe o material e entrega o produto final sem nenhum custo para a Prefeitura de São Gonçalo.

Todos podem participar da campanha, tanto homens, quanto mulheres ou crianças, desde que tenha no mínimo 10cm de cabelo para doar. Após, essas doações serão encaminhadas para uma instituição que faz esta arrecadação e transforma em perucas para as pacientes.

O Espaço Rosa fica em anexo ao Hospital Luiz Palmier, na Praça Estephânia de Carvalho, s/n- Zé Garoto.

Autor: Raquel Muniz