Início > Saúde > Espaço Rosa lança projeto para mulheres em tratamento de câncer

Espaço Rosa lança projeto para mulheres em tratamento de câncer

Compartilhe isso:


Publicado em:  04/04/2017

As mudanças físicas causadas pelo tratamento de câncer de mama podem ter um grande impacto na autoestima das pacientes. Para combater os problemas de confiança provocados pelos efeitos colaterais, como a queda de cabelos, o Espaço Rosa, localizado no Complexo Hospitalar Luiz Palmier, no Zé Garoto, lançou o projeto “Amigas do Peito”, que no próximo dia 17 realiza curso com intuito de recuperar a autoestima das mulheres. As alunas aprenderão a confeccionar próteses com mama de alpiste, para mulheres que realizaram a mastectomia (cirurgia de remoção completa da mama), e também truques de amarrações de lenços para as que perderam cabelo no processo de quimioterapia.

“O estado de espírito é fundamental no combate à doença. Se sentir bela e feminina importa muito na qualidade de vida e recuperação dessas pacientes”, explica a coordenadora do Espaço Rosa, Patrícia Silva.

Paciente e moradora do bairro Estrela do Norte, a aposentada Maria Reis Barbosa, 73 anos, realizou a retirada de um tumor maligno da mama direita há cinco anos. No lugar do seio, ela passou a conviver com um buraco profundo. Durante esse período, passou a utilizar diariamente uma bola de meia dentro do sutiã. Ao saber da doação, ela não se conteve.

“Essa marca faz parte da minha luta. Tem que ter coragem, eu renasci. Essa prótese molda melhor, fica no formato do sutiã. Fiquei realmente muito feliz com essa notícia. Nunca tive notícias de um projeto como este aqui na cidade. Vai melhorar a autoestima de muitas mulheres, assim como a minha”, contou.

Unidade destinada a saúde da mulher, o Espaço Rosa realizou, nos últimos dois meses, 2.669 atendimentos, entre ultrassonografias, biópsias, mastologias, ginecologistas, mamografias e preventivo.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Oliveira
Fonte: Semsa

Notícias relacionadas

Skip to content