Início > Saúde > Espaço Rosa realiza exames de mamografia aos sábados e domingos

Espaço Rosa realiza exames de mamografia aos sábados e domingos

Publicado em:  04/06/2019

O Espaço Rosa está com um novo horário de funcionamento a partir deste mês de junho. Agora, o local de grande referência no município para saúde da mulher está atendendo com exames de mamografia também aos finais de semana (sábados e domingos), das 8h às 17h. A iniciativa, que começou no último sábado (1), visa facilitar a acessibilidade da população, com um maior alcance da prevenção do câncer de mama e uma diminuição do tempo de espera das pacientes para a realização dos exames.

“Nossa intenção é diminuir a fila de espera para a mamografia, que rastreia o câncer de mama. Agora temos a disponibilidade de atender mais rápido as pessoas e, também, aquelas pessoas que trabalham durante a semana e na correria do dia a dia não tem tempo de fazer o exame”, ressalta o prefeito José Luiz Nanci.

A coordenadora do Espaço Rosa, Patrícia Silva, explica a novidade e diz que o feedback tem sido enorme. “Identificamos na central de regulação que a fila de pacientes para realizar mamografias estava muito extensa, com cerca de 1500 mulheres. O câncer de mama é um dos três que mais acomete mulheres em todo mundo, então conversamos com o secretário municipal de Saúde, Dr. Jefferson Antunes, e iniciarmos a realização do exame aos finais de semana”, conta

Somente nos dois primeiros dias cerca de 60 pacientes foram atendidas. A meta é atender 30 ao dia, cada sábado e domingo. A expectativa é ao final do mês diminuir até não existir mais uma fila de espera para a marcação da mamografia.

A aposentada e moradora do Boaçu, Cleide Maria Cadete, tem 68 anos e foi uma das que realizaram atendimento no sábado. Ela é paciente do Espaço Rosa há alguns anos e entrou em contato para marcar o exame com receio de demorar muito, mas foi atendida rapidamente e só tem elogios sobre o novo horário de funcionamento.

“Agendei meu exame no início de maio e sábado agora já fui atendida. Os profissionais foram todos muito atenciosos. A rapidez vai ser essencial para levar ao médico que já está marcado para esse mês. Fiquei com medo de não dar tempo de fazer o exame antes e ter os resultados para mostrar ao médico, mas conseguirei. Essa nova proposta de atender as pacientes nos finais de semana vai ajudar muitas mulheres que ficam dias na fila de espera e precisam de um resultado maís ágil para possíveis tratamentos”, informa.

Em São Gonçalo, o Espaço Rosa já diagnosticou mais de 400 casos de câncer de mama e em média, 15 pessoas recebem o diagnóstico semanalmente após o resultado da biópsia. O Espaço Rosa fica em anexo ao Hospital Luiz Palmier, na Praça Estephânia de Carvalho, s/n- Zé Garoto.

Autor: Raquel Muniz