Início > Saúde > Espaço Rosa reforça ações da campanha Novembro Azul

Espaço Rosa reforça ações da campanha Novembro Azul

Publicado em:  17/11/2023

Unidade de saúde ofereceu exames para detecção de câncer de próstata

A Campanha Novembro Azul – de prevenção do câncer de próstata – teve desdobramento no Espaço Rosa nesta sexta-feira (17). Foram oferecidos serviços, exames e palestra sobre a importância da realização dos exames de prevenção para o público. O prefeito Capitão Nelson esteve no local para prestigiar o encontro.

“Venho lembrar que os exames de prevenção ao câncer de próstata são oferecidos durante todo o ano nas unidades de saúde. Nesta época, durante a campanha, reforçamos a importância do exame de sangue PSA (que pode detectar alteração na próstata), que deve ser feito anualmente. Caso dê alguma alteração, os pacientes são encaminhados para o urologista para fazer o exame de toque”, disse o prefeito, que aproveitou para aferir a pressão e a glicose na unidade.

Apesar de ser referência para as mulheres no diagnóstico do câncer de mama, o Espaço Rosa também realiza exames de ultrassonografias de mama, trato urinário e próstata para os homens. Nesta sexta-feira, além da ultrassonografia, a unidade ofereceu o exame de PSA sem agendamento e serviços de cuidados como podologia, manicure, pedicure, barbeiro e designer de sobrancelhas.

O vendedor Jurandir da Cruz Dias, de 50 anos, estava agendado para realizar a ultrassonografia da próstata e soube que poderia realizar o PSA também. “Fazer esse exame significa que estamos dando passos para prolongar a nossa vida. Isso significa saúde. Quem tiver essa consciência vai viver mais tempo. Todos deveriam pensar assim”, opinou.

Para finalizar, o paciente oncológico Jacimir Carvalho, do Grupo Unidos pela Vida, palestrou sobre a importância dos exames de prevenção. Ele foi diagnosticado através do exame de PSA, em 2021, durante mutirão da Saúde do Homem, e já passou por quimioterapia e radioterapia. Os serviços foram oferecidos por voluntários do Projeto Somar. Equipes de enfermagem tiraram dúvidas dos pacientes sobre o câncer de próstata.

Regulação – Os exames realizados no Espaço Rosa são agendados através da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (Semsa). Para dar entrada na fila da Central de Regulação para a realização dos exames, os pacientes podem procurar qualquer unidade de saúde mais próxima de sua residência com o pedido médico do SUS, comprovante de residência de, no máximo, três meses; cartão do SUS, identidade e CPF. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço.

É necessário que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde. Se houver alguma pendência no pedido, os funcionários das unidades de saúde avisam ao paciente para que regularize a situação. Com qualquer pendência, o paciente não é chamado.

Foto: Julio Diniz