Turismo e Cultura
São Gonçalo celebra o Mês da Consciência Negra em diversos equipamentos da cidade
17/11/2025
Semana da Umbanda é encerrada no Teatro Municipal
O Teatro Municipal George Savalla Gomes, no Centro de São Gonçalo, foi palco, na noite desta sexta-feira (14), do encerramento da Semana da Umbanda, evento dedicado à valorização das tradições afro-brasileiras. A apresentação no teatro contou com a participação da Escola de Dança Studio Noor Farag, da Escola de Atabaques Valdir Urubatan, do cantor Romulo Narducci e foi apresentada pelo escritor gonçalense Rodrigo Santos Bardo.
As apresentações foram uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e a Comissão da Semana da Umbanda 2025, reafirmando o compromisso do município com a diversidade religiosa. “A cultura se faz pela pluralidade e respeito. Essa é a casa de cultura de São Gonçalo e celebrar a Semana da Umbanda aqui é especialmente importante. A gente tem o compromisso de construir políticas públicas mais efetivas que respeitem a diversidade religiosa. E hoje estamos aqui para celebrar a diversidade”, disse a secretária de Turismo e Cultura, Júlia Sobreira.
A noite foi marcada pela valorização da religião de matriz africana com a promoção de ações culturais inclusivas, diversidade e pelo reconhecimento das expressões artísticas ligadas à espiritualidade brasileira. As coreografias da Escola de Dança Studio Noor Farag mesclaram as danças cigana e do ventre em algumas músicas que exaltavam a religião.
Entre as apresentações de dança e atabaques, houve a mostra especial da canção “Abre Caminhos”, inspirada na umbanda e presente no novo álbum “Abraçar o Caos”, do cantor Romulo Narducci, também presente no teatro. “O álbum tem a fusão da minha poesia com a música. E essa música “Abre Caminhos”, eu tive o grande prazer de gravar os atabaques com o pai Nando de Oxum e com o pai Júnior no terreiro deles. Ela também mistura guitarra com sons ancestrais. Espero que vocês gostem”, contou Romulo.
A Escola de Atabaques Valdir Urubatan encerrou a noite com a preservação das tradições rítmicas da umbanda. A apresentação destacou a potência dos atabaques com toques sagrados, como instrumento de comunicação espiritual e identidade cultural, conduzindo o público por uma experiência sonora marcada por fé, ancestralidade e devoção.










Autor: Ascom
Foto: Luiz Carvalho
Notícias relacionadas
Mais Acessados