Início > Esporte e Lazer > Estadual de Kickboxing tem seu primeiro dia de competições em SG

Estadual de Kickboxing tem seu primeiro dia de competições em SG

Publicado em:  20/04/2024

Evento está ocorrendo com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura

Teve início, na manhã deste sábado (20), o Campeonato Estadual de Kickboxing 2024 da Federação de Kickboxing do Estado do Rio de Janeiro (FKBERJ). O evento, que está sendo realizado no Clube Mauá, ocorrerá também nos dias 21 e 23 de abril e recebe o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de São Gonçalo.

A cerimônia de abertura do evento contou com a presença do prefeito Capitão Nelson, que ressaltou que o esporte é muito importante para o município.

“É uma satisfação estar aqui! Queria agradecer também à Federação por escolher o município de São Gonçalo para sediar esse grande evento. Desde o início do governo, temos fomentado o esporte em São Gonçalo. Um dos exemplos é o programa ‘Auxílio ao Atleta Gonçalense’, onde auxiliamos financeiramente os atletas do município em competições em outros Estados e no exterior. Quero agradecer também aos atletas que estão aqui. Vamos competir e que ganhe o melhor!”, afirmou ele, que ainda ganhou da federação um cinturão de Campeão Estadual 2024. Ele também premiou atletas nas categorias Musical Forms e Creative Forms.

Neste primeiro dia de competição, foram quase 300 lutas da categoria masculino adulto, que vai dos 18 aos 40 anos, tanto da faixa preta quanto da faixa colorida. No domingo (21), as categorias que irão competir são a feminina adulta, dos 18 aos 40 anos, e a categoria master, tanto feminina quanto masculina, que é formada por atletas acima de 40 anos. No último dia de evento, a categoria que estará presente será a sub-17, com atletas de 4 a 17 anos. Ao todo, o espaço conta com seis tatames e dois ringues.

O secretário de Esporte e Lazer, Diego Andrade, também falou sobre a importância do evento para o município de São Gonçalo.

“Estamos felizes com o fato desse campeonato estadual estar ocorrendo em solo gonçalense. O prefeito Capitão Nelson apoia e fomenta esses grandes eventos no município. Então, estamos felizes! São três dias de evento e a secretaria vem trabalhando de forma comprometida para que esse evento ocorra com o nosso apoio da melhor forma possível”, afirmou.

Cerca de 1.500 atletas estão participando da competição nas categorias K1 Style, Low Kick, Full Contact, Kick Light, Point Fighting, Light Contact, Musical Forms e Creative Forms. Também estão inscritos atletas PcDs. Apenas os quatro melhores atletas de cada categoria vencerão a competição e poderão disputar o Campeonato Brasileiro de Kickboxing da CBKB (Confederação Brasileira de Kickboxing), que vai acontecer no Espírito Santo, em junho.

O presidente da FKBERJ, Capitulino Gomes, também destacou o apoio que São Gonçalo deu para que a federação realizasse o evento.

“São três dias de evento, com 1.500 atletas, além das pessoas que estão atuando na arbitragem e na parte de técnica. Então, é um evento que reúne mais de 2 mil pessoas. Nós já tínhamos realizado no município o campeonato intermunicipal no ano passado e tinhamos o desejo de realizar esse estadual aqui também. O apoio do município é a demonstração do respeito que o prefeito tem dado ao esporte em São Gonçalo. Só temos a agradecer”, disse.

Na cerimônia, também estavam presentes o vice-prefeito Sergio Gevú, o vereador Bruno Porto e o vice-presidente da FKBERJ Marcelo Marinho.

Serviço:

O evento ocorrerá no Clube Mauá nos dias 20, 21 e 23 de abril, a partir das 9h. A entrada é franca.

Foto: Julio Diniz