Início > Desenvolvimento Urbano > Estrada de Ipiíba começa a ser pavimentada neste mês

Estrada de Ipiíba começa a ser pavimentada neste mês

Publicado em:  05/08/2020

Com aproximadamente seis quilômetros de extensão, a Estrada de Ipiíba é uma das vias mais importantes da cidade, ligando Santa Izabel à RJ-106, altura do bairro Rio do Ouro. Para desafogar o trânsito da região e melhorar a qualidade de vida dos moradores, o local irá passar por um grande processo de urbanização, através de obras de drenagem e pavimentação. A primeira fase das intervenções terá início neste mês, com previsão de término em abril do próximo ano.

A obra será dividida em três etapas, sendo que o primeiro trecho a ser atendido possui dois quilômetros de extensão, começando pela Avenida Francisco Azeredo Coutinho. A estrutura para receber as equipes está sendo montada, com a instalação de almoxarifado, escritórios e banheiros. Cerca de 150 metros de manilhas de 800 milímetros já estão separadas para construção da rede de drenagem.

“Já estamos com quase tudo pronto para começar a primeira etapa da obra, que corresponde a dois quilômetros. Além dos seis quilômetros da Estrada de Ipiíba, também vamos fazer a ligação até a Estrada de Meia-Noite, com mais 720 metros de pavimentação. Estas intervenções vão influenciar na melhoria do trânsito em mais de dez bairros, incluindo Alcântara”, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando Moreira.

Morador de Ipiíba há 28 anos, o eletricista Francisco Lopes da Silva, 53 anos, conta que nunca uma obra deste tamanho havia sido feita no bairro até então. “Aqui sempre foi muito abandonado pelo poder público, nunca fomos atendidos. Criei meus quatro filhos aqui, com muita dificuldade, pois a estrada é só poeira e lama. Era difícil até fazer tarefas simples, como levar as crianças ao colégio. É uma alegria enorme poder ver que tudo vai mudar agora”, comemora.

O primeiro trecho está sendo realizado através de emenda parlamentar, por meio da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades, com contrapartida da Prefeitura. O valor total aproximado é de R$4 milhões.

O trecho dois está em licitação, enquanto o três está em fase de estudos do projeto, para ser licitado posteriormente. A parte referente à Meia-Noite está em análise de documentação (pós-licitação).

Autor: Aaron Cesar
Foto: Jonas Guimarães